Mais
×

Partes de um rio para crianças

Atualizado em 18 julho, 2017

Os rios são uma parte crucial do ensino da geografia e carregam consigo uma riqueza de fatos e informações, desde a nascente até a foz. As crianças podem começar a construir uma compreensão completa deste corpo de água aprendendo os nomes de todas as partes de um rio e como eles foram formados.

Os rios estão transbordando de valor educativo (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Nascente

Um rio começa na sua nascente. A origem pode ser água superficial, causada pela chuva ou neve derretida e gelo, ou uma fonte subterrânea; esta fonte também é conhecida como a nascente. Conforme esta água se acumula, ela forma uma poça, em seguida um fio d'água, então um pequeno rio conhecido como um riacho; ele pode ser tão pequeno quanto centímetros de diâmetro. Outros nomes usados ​​para esta pequena parte do rio são angra, córrego e riacho. Riachos de várias fontes podem se unir para formarem um rio maior.

Afluente

Afluente é o nome dado a um pequeno rio que flui para um maior. Pode haver muitos afluentes que contribuem para um rio; o Amazonas tem cerca de 25 afluentes. O ponto em que um afluente se junta a um rio maior é chamado de confluência ou garfo. O oposto de afluente é efluente, que é um riacho que corre para fora do rio principal.

Meandro

Os rios normalmente fluem em uma trajetória curva, e essas curvas são chamadas de meandros. Os meandros são causados ​​conforme a água corta o solo ou desgasta-o suavemente ao longo do tempo. A água flui mais rapidamente sobre a borda exterior do meandro conforme a erosão continua, e mais lento na borda interna, onde o material corroído é depositado. As mudanças fluviais se formam ao longo do tempo conforme meandros são criados. Às vezes, um meandro em forma de "U" é abandonado pelo rio que pega uma rota diferente. Esta área fica separada do rio principal e é conhecida como marginal do lago.

Foz

A foz do rio é onde ele termina e se junta a um lago ou oceano; esta é muitas vezes o ponto mais largo do rio. O rio deixa um monte de sedimentos que vem carregando até esse ponto. A foz do Amazonas é o Oceano Atlântico. Quando um rio deságua no mar, a água doce encontra a água salgada, e esta área é conhecida como pororoca. A mistura de água salgada e água doce é chamada de água salobra.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article