Mais
×

Partes do sistema reprodutor de uma vaca

Atualizado em 17 abril, 2017

O sistema reprodutivo bovino tem seis partes primárias: a vulva, o vestíbulo, a vagina, o cérvix, o útero e os ovários. Cada parte tem um papel vital para o ciclo estral e a vida reprodutiva da vaca. Entender a anatomia bovina e os mecanismos hormonais é essencial para uma reprodução eficiente. O sistema reprodutivo das vacas tem quatro funções primárias: produzir óvulos para fertilização, facilitar o processo de reprodução, a gestação do feto e fazer o parto dos filhotes.

Entender a anatomia reprodutiva de uma vaca é essencial para a pecuária (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Vulva

A vulva é a única parte da anatomia reprodutiva da vaca que está na parte externa do corpo. Ela protege não só a abertura do sistema reprodutivo, como também a entrada do trato urinário. A vulva fica vermelha e incha em resposta ao aumento de estrogênio, e pode indicar que a vaca está entrando em seu ciclo reprodutivo .

Vestíbulo

O vestíbulo está em uma área com aproximadamente 10 cm de comprimento entre a vulva e a vagina. A uretra se abre no vestíbulo, tornando-o a única parte do sistema reprodutivo que é compartilhado entre duas funções corporais. O vestíbulo tem uma dupla função: ele permite que a urina seja externalizada do corpo e que o sêmen entre na vagina e no útero.

Vagina

A vagina de uma vaca tem mais ou menos 15 cm de comprimento e conecta o vestíbulo com o cérvix. Na copulação natural, o boi deposita o sêmen na vagina. Na inseminação artificial, a vagina é o guia para a inserção do sêmen tanto no cérvix como no corpo uterino. Quando o bezerro nasce, a vagina se torna o canal do parto para a saída do filhote.

Cérvix

O cérvix tem diferentes funções, dependendo do estágio estral e do ciclo reprodutivo. Quando a vaca não está no estral, o cérvix age como uma capa apertada, protegendo o útero de lesões e infecções. Quando a vaca está nesse período e ovulando, o cérvix se torna quimicamente favorável para a sobrevivência e armazenamento dos espermatozoides, aumentando a chance de fertilização e gravidez. Quando a vaca está prenha, as secreções cervicais se tornam um muco espesso para proteger o bezerro contra infecções.

Útero

O útero é o órgão que incuba o bezerro. O órgão tem uma câmara central, ou corpo, antes de se dividir em duas tubas que levam aos ovários. Em uma vaca que não está prenha, o corpo uterino tem menos de 5 cm de comprimento. A primeira função do útero é transportar o esperma para as tubas para fertilizarem o óvulo. A segunda é nutrir e proteger o bezerro durante a gestação. A terceira é expelir o bezerro através do canal vaginal no parto.

Ovários

A vulva, a vagina e o útero são essencialmente grupos musculares especializados que promovem e dão suporte à fertilização e à gestação. Contudo, os ovários são a chave para o sistema reprodutor bovino. Eles têm duas funções. A primeira é produzir óvulos maduros, capazes de fertilização. Um vaca tem centenas de óvulos imaturos. Contudo, geralmente apenas um amadurece e é liberado durante o estral. A segunda função dos ovários é produzir e regular os hormônios da vaca, necessários para o estral e a gestação.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article