Mais
×

Partes de um telefone fixo

Atualizado em 17 abril, 2017

Mesmo com o avanço da comunicação móvel, o telefone fixo ainda é um produto elementar na comunicação por voz. Quase todo lar e empresa possui ao menos um telefone fixo instalado. Boa parte dos telefones modernos apresenta recursos adicionais, como mensagens de texto, chamadas com vídeo, mobilidade ou linha dupla, mas em geral eles são constituídos das mesmas partes que os antigos telefones de disco.

Telefones fixos antigos e modernos possuem os mesmos componentes (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

A campainha

A campainha ou dispositivo de alerta é um dos componentes básicos de um telefone fixo. Ele alerta o usuário no momento das chamadas. No passado, os telefones possuíam um sino que produzia um som de badalos quando uma chamada estava acontecendo, hoje em dia a maioria dos telefones fixos dispõe de um auto-falante que produz uma melodia virtual ou um tom eletrônico. Em alguns casos, esses aparelhos têm uma iluminação de LEDs que brilha na hora da chamada, sendo especialmente útil para pessoas com problemas auditivos.

Discador

Os telefones antigos possuíam um disco que ao girar produzia pulsos, esses pulsos interrompiam o fluxo do circuito telefônico. Essas interrupções eram então contadas para determinar qual era o número a ser discado. A telefônica local então direcionava a ligação para o telefone desejado. Hoje em dia, o sistema funciona da mesma maneira mas, o disco foi substituído por um teclado e a identificação do número discado é feita por tons sonoros ao invés de pulsos. Cada número no discador possui um tom específico.

O gancho

Os aparelhos fixos são acoplados com um gancho. Na maioria das unidades, esse gancho fica onde o telefone descansa. Quando ele é pressionado, o circuito do telefone é fechado. Quando elevado, o circuito se abre, permitindo que o usuário receba uma ligação, produzindo o tom da linha ou a voz de quem ligou. Hoje em dia, muitos telefones fixos usam uma chave eletrônica para ligar e desligar no lugar do gancho.

O aparelho de telefone

Essa peça é a que você segura contra a face, um lado na orelha e outro na boca. A parte da orelha consiste de um receptor interno que traduz sinais eletrônicos em sons compreensíveis para os humanos. No outro lado, a parte da boca possui um transmissor, que na verdade é um microfone captando ondas sonoras. O som é então convertido em sinais eletrônicos e enviado pela linha telefônica até o outro aparelho. Tanto o microfone quanto o auto-falante estão conectados a uma bobina que impede retorno do sinal e reduz o barulho do ambiente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article