As partes de um termômetro

Escrito por brenton shields | Traduzido por larissa frança
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As partes de um termômetro
Modelos de termômetros (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os termômetros são dispositivos utilizados para medir a temperatura de um objeto ou do ambiente. Criados há milhares de anos, eles têm avançado no mesmo ritmo que a tecnologia, com medidas novas e mais precisas. Eles vêm em uma variedade de formas e aplicações e possuem diversas partes.

Outras pessoas estão lendo

Básico

A maioria dos termômetros é composta de duas partes: um sensor de temperatura que passa por uma mudança física em resposta à alterações desta e um meio de indicar o valor da mudança. Existem muitos tipos de termômetros, mas esses dois elementos são encontrados em quase todos. A composição deles varia, dependendo do tipo, o que está correlacionado com sua aplicação. Uns são mais comuns que outros.

Termômetro de mercúrio

Um dos tipos mais comuns de termômetro é também um dos mais simples. Os termômetros de mercúrio são compostos de um tubo de vidro preenchido com uma pequena quantidade desse elemento. O tubo, que pode ser à vácuo ou cheio de nitrogênio, é extremamente fino com um bulbo no fundo que contém a maior parte do mercúrio. Este metal, que tem um ponto de fusão muito baixo, expande quando aquecido e contrai com o resfriamento. Quando a temperatura aumenta, ele cresce pelo tubo, sendo calibrado para fornecer a temperatura.

Termômetro de cristal líquido

Estes termômetros são mais utilizados para fins médicos. Compostos de uma única tira de plástico contendo cristais líquidos sensíveis ao calor, eles podem ser usados para indicar a temperatura de um paciente colocando a tira na testa dele, o que faz os cristais mudarem de cor. Eles também são comumente encontrados em anéis de humor. Cristais líquidos são únicos no sentido de que possuem tanto as propriedades dos líquidos quanto as ópticas de um cristal. São convenientes, mas não tão precisos quanto os termômetros de mercúrio.

Termômetro a álcool

Termômetros a álcool usam princípios bastante similares aos de mercúrio, sendo ambos compostos de um tubo de vidro com o interior líquido. O álcool é forçado através de uma pequena capilaridade nesse tubo. Como o mercúrio, ele irá mover-se para cima enquanto a temperatura sobe. Eles costumam ser bastante precisos, mas tendem a enfraquecer-se com o passar do tempo. Quatro tipos de álcool são utilizados para isso: etanol, tolueno e querosene, geralmente pintados de vermelho ou azul.

Termômetro de gravação

Estes termômetros são usados por meteorologistas para estudar as mudanças na temperatura em determinada área por um período de tempo. Simples de fazer, eles são compostos por um tira bimetálica que enrola e desenrola de acordo com a temperatura. A ponta da tira contém uma caneta especial que forma uma onda sobre um pedaço de papel que está constantemente rolando, permitindo à bobina gravar a temperatura e suas mudanças no decorrer do tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível