Como particionar o cartão SD de um Android

Escrito por marissa robert Google | Traduzido por leonardo mesquita
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como particionar o cartão SD de um Android
O cartão SD no seu Android pode armazenar mais do que suas fotos e vídeos. (sd cards image by timur1970 from Fotolia.com)

Os celulares com Android vêm com memória interna e com um cartão SD para armazenar downloads, vídeos e imagens. Se você quer que seu Android funcione mais rápido, uma das coisas que você pode fazer é particionar o cartão SD e direcionar suas aplicações para serem armazenadas nele, em vez de usar a memória interna. É um processo simples que lhe dá mais flexibilidade no uso do telefone. Para particionar um cartão SD Android, você precisa primeiro desbloqueá-lo. O desbloqueio é diferente para cada telefone com o sistema operacional Android.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Telefone Android desbloqueado
  • Android SDK no seu computador

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Particione o cartão SD usando gparted. Esta opção funciona bem se você usa uma versão do GNOME baseada em linux com gparted instalado, ou você pode gravar um CD de boot do gparted que funciona em qualquer sistema operacional. Monte o telefone em seu computador pela entrada USB ou remova o cartão SD e insira-o em um leitor de cartão conectado ao computador. Faça backup de todos os arquivos do cartão SD no seu computador. Abra o gparted e selecione a unidade de cartão SD no menu, no canto direito superior. Quando a unidade aparecer na tela, clique com o botão direito sobre ele e escolha "desmontar" e então clique em excluir para apagar todos os arquivos do cartão SD. Clique no botão "Novo" e escolha o formato FAT32. Esta partição é para todas as suas fotos, vídeos e downloads. Descubra o tamanho para esta partição pegando o tamanho máximo do seu cartão SD e subtraindo 512MB para seus aplicativos e 32MB para sua partição swap. A partição de 512MB pode ser configurada como ext3 ou ext4. Certifique-se de selecionar a partição de 32MB como swap. Uma vez que você tiver todo o espaço do cartão SD alocado para uma desses três partições, clique em "Aplicar".

  2. 2

    Particione o cartão SD com o arquivo sdparted.txt. Faça backup de todas as suas fotos e vídeos para o seu computador antes de começar. Baixe o arquivo sdparted.txt para a unidade C do seu computador. Conecte o seu Android no computador usando o cabo USB e inicie-o em modo de recuperação. A maneira de fazer isso pode variar dependendo de qual telefone Android você tem. Abra a pasta "Ferramentas" na pasta SDK e copie "adb.exe" e "AdbWinApi.dll" para C:\windows\system32 em seu computador. Abra um prompt de comando e digite os seguintes comandos:

    adb push /sdparted.txt /sbin/sdparted adb shell chmod 755 /sbin/sdparted adb shell

    O próximo comando vai particionar seu cartão SD.

    sdparted -efs ext4

    Pressione "Y" para confirmar que deseja desmontar todas as partições atuais sobre o cartão. Pressione "Y" para confirmar que deseja apagar tudo no cartão SD. Pressione "Y" mais uma vez para confirmar que você deseja reparticionar o cartão. Digite "Exit" no prompt de comando e reinicie o telefone.

  3. 3

    Particione o cartão SD utilizando sdsplit. Inicie o seu telefone e abra o aplicativo terminal. Se a ROM que você colocou no seu telefone não tem uma aplicação de terminal pré-instalada, obtenha uma da loja virtual. Digite os seguintes comandos:

    su

    cd /data

    wget http://64.105.21.209/bin/lib/droid/sdsplit>

    chmod 555 sdsplit

    exit

    Estabeleça o tamanho da partição que você deseja. Se você tem um cartão SD de 8GB e quer 1GB alocado para aplicações, utilize 7GB como o tamanho para a partição FAT32. Você tem que entrar com 7000M no sdsplit. Execute o sdsplit inserindo os seguintes comandos:

    /data/sdsplit -nd -fs 7000M

    exit

Dicas & Advertências

  • Alguns telefones Android desbloqueados permitem que você particione o cartão SD no menu de recuperação.
  • Particionar o cartão SD do seu Android pode violar a garantia.
  • Faça backup de todas as suas fotos, vídeos, pdfs, músicas e qualquer outra coisa que tiver em seu Android para o seu computador antes de iniciar o reparticionamento do cartão SD. Tudo no cartão SD será apagado quando você reparticioná-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível