Mais
×

Como passar cabos através de um conduíte

Atualizado em 17 abril, 2017

Passar um cabo através de um conduíte pode ser um trabalho difícil, principalmente ao usar cabos mais rígidos que precisam atravessar uma curva. Para facilitar o processo, uma ferramenta chamada de "passa-fio" é utilizada. Ela consiste de um fio plano de aço enrolado em um suporte de plástico, possibilitando que um fio acoplado nele seja puxado ou empurrado através de um conduíte. Caso seja um fio pesado, o passa-fio pode ser utilizado para puxar um linha de náilon ou de pesca, que pode ser útil para puxar o cabo.

Instruções

Você pode passar um cabo através de um conduíte utilizando um passa-fio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Corte o cabo que será passado através do conduíte no comprimento correto, adicionando alguns centímetros a mais para deixar cabo de sobra para trabalhar. Desenrole o cabo para que ele não fique dobrado em nenhum lugar e possa deslizar suavemente através do conduíte.

  2. Enfie o passa-fio no conduíte por onde o cabo sai e continue empurrando até o ponto de entrada.

  3. Retire 15 cm de isolante da ponta do cabo que será puxado. Enrole ele ao redor do gancho na ponta do passa-fio e prenda-o com uma fita isolante.

  4. Puxe o passa-fio suavemente pelo conduíte. Se ele ficar preso em algum ponto, puxe-o mais ou menos 30 cm e tente novamente.

  5. Puxe mais um pouco do cabo ao chegar no final do conduíte para ter alguma margem ao trabalhar. Após isso você pode retirar o cabo do passa-fio.

Dicas

  • Um assistente pode alimentar o cabo pela outra extremidade do conduíte conforme você puxa com o passa-fio, tornando o processo mais rápido e fácil.

O que você precisa

  • Passa-fio
  • Fita isolante
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article