Mais
×

Como passar um conduíte elétrico pela superfície da parede

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Normalmente, a fiação elétrica passa por dentro das paredes, sejam elas de gesso ou painéis, ou por cima do teto, ficando ocultas. Adicionar esse tipo de fiação a uma estrutura existente pode ser difícil, e talvez não seja possível para uma pessoa inexperiente. Você pode estender circuítos existentes, ou adicionar novos, passando um conduíte pela superfície da parede com a fiação por dentro dele.

Instruções

Livre-se das extensões adicionando novos circuítos elétricos (Nicholas Eveleigh/Photodisc/Getty Images)
  1. Utilize um localizador de vigas para marcar a posição das vigas na parede onde pretende passar o conduíte. Pressione os botões nos lados do localizador, e passe-o pela parede. Ele irá indicar a localização das vigas por luzes, sons ou ambos. Marque cada viga com um lápis.

  2. Faça a marcação do caminho entre a caixa de passagem, ou quadro de distribuição, até a tomada, interruptor ou acessório que você pretende adicionar. Passe todos os conduítes horizontais por cima, o mais alto na parede possível. Faça as passagens horizontais baixas, entre as caixas de passagem e afins, o mais próximo do chão possível. Passe todas as linhas verticais coladas às vigas, para facilitar a instalação.

  3. Passe os conduítes por blocos de concreto ou tijolos da mesma maneira, usando um nivelador para as linhas verticais, colocado-as onde for mais conveniente.

  4. Corte os conduítes com uma serra tico-tico, e encaixe todas as guarnições, como cotovelos, nos locais devidos. Puxe o fio por dentro, começando da caixa de passagem inicial, ou do quadro de distribuição, conforme for indo. Coloque cada guarnição, ou peça de conduíte, no lugar, depois puxe o fio por dentro.

  5. Alinhe o conduíte e as guarnições com o caminho que você marcou na parede. Faça qualquer ajuste no comprimento do conduíte, ou nas guarnições, conforme for necessário. Coloque suportes na parede, que prendem o conduíte na parede usando uma pequena aba de meta, a cada 30 ou 35 cm.

  6. Prenda os suportes, com o conduíte, na parede, usando parafusos de 4 cm para gesso. Ao montar os conduítes próximos às vigas da parede, do teto e do piso, os parafusos irão atravessar o gesso e prender na madeira estrutural por trás da parede.

  7. Faça a marcação dos furos dos parafusos dos suportes em blocos de concreto ou paredes de tijolo. Use uma broca rotativa de 5 mm para fazer furos guias em cada localização, depois instale os suportes em parafusos próprios para concreto. Parafuse-os da mesma forma que faria com os parafusos padrões.

  8. Instale caixas de passagem e outros acessórios nas pontas dos conduítes. Certifique-se de deixar alguns centímetros de sobra nas pontas dos fios, para facilitar as conexões; é sempre possível cortar fora o excesso, mas adicionar mais fio é complicado.

Dicas

  • Use um conduíte flexível, para evitar usar guarnições, ou então use um moldador de conduíte, para dobrar e flexar conduítes de metal, caso seja uma pessoa mais experiente no assunto.

Aviso

  • Talvez seja necessário obter permissão da prefeitura antes de fazer qualquer grande mudança elétrica.

O que você precisa

  • Localizador de vigas
  • Lápis
  • Conduíte
  • Guarnições
  • Fio
  • Parafusos para gesso
  • Parafusos para concreto
  • Furadeira elétrica
  • Cortador de fio
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article