O que passar em feridas infectadas de um rato?

Escrito por melinda warren | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que passar em feridas infectadas de um rato?
Você pode tratar de machucados menores em casa (rats image by Olga Barbakadze from Fotolia.com)

Embora sejam animais de pequeno porte, ratos são uma grande responsabilidade. Eles precisam de muito espaço, brincadeiras e companhia de seres humanos e de outros da mesma espécie. A boa notícia é que eles são bastante autossuficientes e cuidam uns dos outros, precisando apenas tomar um banho de vez em quando. Os ratos geralmente não precisam ir ao veterinário, porque a maioria das lesões saram sozinhas. Contudo, podem ocorrer infecções. A neosporina e outras drogas podem ajudar a cicatrizar uma ferida.

Outras pessoas estão lendo

A lesão

Uma lesão que geralmente se restabelece sozinha é uma separação da pele e do tecido cutâneo conhecida como deslouvamento. A pele deve sarar ou morrer e cair.

Mancar pode indicar uma lesão causada por uma queda ou por uma briga. Uma entorse ou contusão melhorará sozinha. Se houver pouco ou nenhum inchaço, você pode dar o seu rato 132 mg/kg de ibuprofeno duas vezes por dia. No entanto, o inchaço provavelmente pode indicar fratura, e você deve levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. Se ele estiver tropeçando, cambaleando, caindo ou não conseguindo subir, isso pode indicar uma infecção no ouvido ou tumor cerebral. Leve-o a um veterinário imediatamente.

Arranhões são comuns e geralmente se curam sem maiores cuidados, mas monitore o progresso para determinar se é necessário um tratamento.

Tratamento em casa

Para prevenir uma infecção, a ferida deve ser mantida limpa e seca. Para começar, evite qualquer sangramento envolvendo a lesão com uma toalha limpa. Misture uma solução salina feita com uma colher de chá de sal e meio litro de água morna. Aplique no ferimento e seque. Em seguida, aplique uma pomada antibiótica como neosporina, polysporin ou bacitracina. Fique de olho na ferida, pois ela ainda poderá inflamar.

Pus e mau cheiro serão os indicadores mais evidentes da inflamação de uma ferida. Se não houver melhora após alguns dias, leve o animal ao veterinário.

Administrando qualquer medicação

Seu veterinário provavelmente prescreverá um antibiótico líquido para o seu rato. Se ele for dócil, será mais fácil colocar o medicamento diretamente em sua boca. Sente-se no chão com os joelhos dobrados, coloque o animal de costas entre os joelhos e coloque o remédio em um conta-gotas. Normalmente, ele lamberá o conta-gotas conforme você deixar o líquido sair lentamente.

Se ele for mal-humorado, misture o medicamento com alguns alimentos favoritos do seu rato. Pode ser um iogurte, um pouco de manteiga de amendoim ou papinha para bebê.

Pododermatite ulcerativa

Gaiolas de arame ventilam bem, mas, infelizmente, o chão irrita os calcanhares do rato e causa uma úlcera amarelada. Essa condição é chamada pododermatite. Uma opção de tratamento é um spray antisséptico germicida e fungicida, comumente utilizado em cavalos e gado. Limpe e borrife a área infectada levemente uma ou duas vezes por dia até que a ferida cicatrize.

Parasitas externos

Os ratos são suscetíveis a parasitas externos, tais como piolhos e ácaros, que causam irritação na pele. Os piolhos são muitas vezes visíveis. Os ácaros não, porque vivem profundamente nos folículos pilosos. Os sintomas incluem coceira excessiva e ferimentos provocados pelo ato de coçar. Uma solução para esse problema é um agente antiparasitário chamado selamectina. Esse medicamento precisa ser prescrito pelo veterinário, por isso, leve-o a uma consulta se suspeitar do problema.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível