Mais
×

Como passar óleo na escala da sua guitarra

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Passar óleo na escala da sua guitarra resulta não só em uma melhor aparência, mas também proporciona um maior conforto e durabilidade. Entre a tensão das cordas e o tensor, o braço sofre algum estresse. Manter a madeira em boas condições é a melhor forma de garantir uma maior vida útil para o seu instrumento.

Instruções

Passar óleo no braço da guitarra dá um conforto a mais na hora de tocá-la (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Certifique-se de sua guitarra esteja em boa forma. Se ela apresenta empenamentos, rachaduras, ou qualquer outro dano grave, leve-a a um profissional para reparos.

  2. Determine o tipo de madeira da sua escala. A maioria das guitarras tem escalas feitas de jacarandá, maple ou ébano. O maple costuma ser envernizado, o que significa que ele não precisa de óleo. Já o ébano e o jacarandá tendem a não serem envernizados, portanto, exigem um pouco de óleo na limpeza. Se você não tem certeza se seu braço é envernizado, leve-o em uma loja de instrumentos musicais para confirmar.

  3. Limpe todo o braço da guitarra com um pano macio. Vá com calma e faça um trabalho completo, deixando-o o mais limpo possível.

  4. Olhe atentamente para os trastes. Muitas vezes, poeira e sujeira fica amontoadas em torno deles, tornando-os difíceis de limpar somente com um pano. Veja se há alguma sujeira presa lá dentro que você deixou passar.

  5. Use um esfregão de plástico ou uma esponja de aço fina para limpar ao redor dos trastes. Tenha cuidado para não arranhar a escala do seu instrumento.

  6. Se sua guitarra for envernizada, pule os passos 7 e 8.

  7. Aplique uma pequena quantidade de óleo de peroba de alta qualidade em um pano limpo e limpe ao redor do trastes.

  8. Passe o pano em toda a escala. Faça pequenos movimentos circulares para espalhar o óleo uniformemente em toda a escala.

Dicas

  • Use um óleo de peroba que contenha destilados de petróleo. Ele terá uma etiqueta em que diz algo como: "Advertência: contém destilados de petróleo. Nocivo ou fatal se ingerido."
  • Limpe a sua guitarra com um pano seco entre as vezes em que passar o óleo.
  • Passe óleo no braço da guitarra uma ou duas vezes por ano.

Aviso

  • Não use esponjas de aço tradicionais com sabão.
  • Não use produtos de limpeza com silicone ou cera. Essas substâncias podem grudar na escala, deixando resíduos pegajosos.
  • Evite produtos cítricos, pois alguns deles podem danificar seu instrumento.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article