×
Loading ...

Como os pássaros entram nos canos das chaminés?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As aves procuram áreas de nidificação adequadas para por seus ovos e mantê-los aquecidos. Um desses lugares fica na sua casa. A chaminé é muitas vezes um local perfeito para qualquer ave chamar de lar, pois elas não percebem que a lareira em breve pode se encher de fumaça. Se a chaminé nunca for usada, as aves podem permanecer nela durante um tempo muito longo. Isso cria um risco à saúde dos moradores da casa, pois as aves são portadoras de doenças nocivas aos seres humanos. Para evitar que elas fiquem nesses locais, é importante entender como os pássaros entram em chaminés.

As aves frequentemente buscam locais quentes para por seus ovos (birds image by Ergün Özsoy from Fotolia.com)

Teorias e especulação

Imagina-se que as aves procurem calor quando buscam uma área de nidificação. No entanto, existem muitas outras razões e possibilidades para os pássaros entrarem em uma chaminé. Uma delas é sair do vento -- os pássaros não voam bem em ventos fortes, e sua chaminé pode ser o único local disponível para refúgio.

Loading...

Acesso inicial

O buraco da chaminé é também a única abertura em sua casa que é visível para uma ave sobrevoando esse local. O pássaro verá o buraco no topo da chaminé e ficará tentado a entrar se quiser fazer um ninho ou for pego por uma tempestade. Isso aumenta a chance de que um pássaro use a sua chaminé como um porto seguro -- ao contrário de outros locais, como buracos em árvores ou sob sua varanda.

Entrada

Os pássaros entram em uma chaminé aberta simplesmente voando para dentro dela. Inicialmente, eles sobrevoarão a abertura e, em seguida, descerão até a chaminé pulando nas ondulações de argamassa formadas dentro dela. Os pássaros também são capazes de deslizar em espaços apertados, por isso, conseguem passar por dentro das abas de metal de uma chaminé fechada.

Dentro da chaminé

Após descer pela chaminé, o pássaro fica escondido de predadores. O interior da chaminé é escuro, então, um predador que a sobrevoe não verá a ave. Ela provavelmente ficará dentro da chaminé enquanto o tempo estiver ruim ou até que precise encontrar comida. Se a chaminé estiver entupida com creosoto ou outros obstáculos que dificultem a saída da ave, ela ficará presa até encontrar uma saída.

Problemas

As fezes das aves carregam uma doença transmitida pelo ar chamada de histoplasmose, que resulta em sintomas de gripe, como tosse incontrolável ​​e febre. As aves também podem danificar materiais de construção, e suas fezes são ácidas o suficiente para causar danos a um edifício ou manchar a pintura de um carro. Os ninhos de pássaros podem bloquear o duto da chaminé, o que resultará em má ventilação. Os ninhos também oferecem perigo de incêndio.

Remoção

A remoção de ninhos de aves deve ser feita por um limpador de chaminés profissional -- ou um profissional do centro de zoonoses, se o ninho ainda tiver animais vivos. É aconselhável entrar em contato com um dos dois imediatamente para resolver o seu problema com ninho de pássaro.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...