Pássaros tropicais que comem frutas

Escrito por williamd | Traduzido por karina moraes kurtz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pássaros tropicais que comem frutas
Pássaros tropicais e seu hábitos alimentares (Anup Shah/Photodisc/Getty Images)

As aves tropicais são muitas vezes brilhantemente coloridas, alguns têm plumagem elaborada e servem de exibição para atrair um parceiro. Essas aves tropicais frugívoras são cruciais para a sobrevivência das florestas, já que algumas espécies comem o fruto e, em seguida, viajam muitos quilômetros em busca de mais comida, dispersando as sementes de plantas tropicais através de suas fezes ao longo de sua jornada. Há uma grande variedade de pássaros que comem frutas que se alimentam nas florestas da América do Sul e nas regiões tropicais da África e da Austrália.

Outras pessoas estão lendo

Os bicos-de-corno ou bico-de-serra

O bico-de-serra é geralmente um grande e distintivo pássaro que possui uma coloração malhada, um bico grande e cantos altos facilmente ouvidos na floresta tropical onde ele mora. O pássaro se assemelha ao tucano na aparência. São da ordem dos Bucerotiformes e existem 54 espécies no mundo inteiro. Seu habitat inclui mais de um e é relatado por ser distribuído ao longo da África, Índia, Papua Nova Guiné e na Ásia. A maior espécie é o grande bico-de-serra do sul que tem quase um metro de altura. O menor é o anão bico-vermelho (Tockus camurus) que pesa pouco mais de 100 gramas. Seus habitats favoritos são florestas tropicais e maduras. Alguns são onívoros e outros são frugívoros, comendo apenas frutas, como banana, goiaba e mamão.

Arara

Um dos pássaros tropicais mais populares e muitas vezes mantido como um animal de estimação, a arara inclui 17 espécies da família Psittacidae. A maioria é colorida para se parecer com as flores e frutos das árvores que frequentam, funcionando como uma camuflagem. As araras habitam as florestas tropicais da América do Sul e Central. As aves se alimentam principalmente de frutas, nozes e sementes, que racham com seus grandes bicos poderosos e a aderência de seus dedos. Algumas araras incluem insetos e caramujos em sua dieta. As aves são sociais, muitas vezes vistas em pequenos bandos de até 30, geralmente gritando e uns com os outros na comunicação. A maior das espécies de arara é a extinta arara azul, com uma grande envergadura de mais de 4 metros. As araras são aves de vida longa, muitas vezes atingindo idades de até 60 anos. As aves são também conhecidas por manter um relacionamento com outra arara pela vida toda.

Corapipo altera

O Corapipo Altera é um pássaro pequeno, passeriforme da família manakin encontrado nas regiões tropicais da América do Sul, do noroeste da Venezuela até a parte oriental de Honduras. Ele é comumente encontrado nas planícies e colinas e se reproduz na encosta do Caribe e mais acima, na encosta do Pacífico. O pássaro tem um bico em forma de gancho e o macho possui uma plumagem notável que é um iridescente azul-preto com a garganta e o pescoço branco. A fêmea é verde-oliva. Em média, a fêmea tem apenas cerca de 10 cm de comprimento. Esses pequenos pássaros se alimentam de pequenos frutos, como bagas, muitas vezes agarrando-os em seus bicos durante o voo.

Preocupações ambientais que afetam os pássaros frugívoros

Com o desmatamento de vastas áreas de floresta tropical e a invasão da humanidade na América do Sul e outras partes tropicais do mundo, está se tornando mais difícil para as aves encontrarem alimento. Isso significa que as aves têm de voar mais longe para procurar plantas produtoras de frutas e árvores e competir com outras espécies de fontes cada vez menores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível