×
Loading ...

Passo a passo de como criar pipas de animais para crianças

Atualizado em 20 julho, 2017

Os pescadores das ilhas do pacífico criaram as primeiras pipas há milhares de anos atrás. Em seguida, elas se espalharam por toda a Ásia e Oriente Médio e hoje tornou-se um esporte mundial, além de uma forma de arte. As pipas de hoje são decoradas como animais, frutas, pessoas e flores e são exibidas em museus e festivais de pipa. As crianças podem criar suas próprias pipas em formas de animais, usando materiais domésticos comuns.

Instruções

As crianças podem criar pipas funcionais em formas de animais, usando materiais caseiros (Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Posicione o papel de impressão na posição vertical. Dobre a folha de papel ao meio, de cima para baixo. O papel deve ter 22 cm x 14 cm.

    Loading...
  2. Vire o papel, de forma que a dobra fique à esquerda. Marque o canto superior esquerdo do papel com um lápis, a 2,5 cm da dobra. Faça outra marca à lápis na parte inferior da folha, a 7,5 cm da dobra. Dobre o papel em uma linha diagonal, da esquerda para a direita, começando no canto superior esquerdo onde foi feita a marca e terminando na marca da parte inferior da folha. O vinco superior da nova dobra deve estender-se sobre a parte superior do papel.

  3. Mantendo a linha diagonal dobrada, abra o papel da direita para a esquerda, como se estivesse abrindo um livro. Prenda a linha central da pipa usando fita crepe ou adesiva.

  4. Centralize um espeto de churrasco horizontalmente na parte superior da pipa, de um canto a outro. Prenda o espeto à pipa com fita crepe ou fita adesiva.

  5. Corte de um saco de plástico em espiral, começando pelo topo, criando uma faixa contínua de 2,5 cm de largura, para criar a cauda da pipa. Prenda-a ao centro da parte inferior frontal da pipa – o lado em que você prendeu a linha central. Pode-se usar a fita de agrimensor plástica como uma alternativa.

  6. Vire a pipa e dobre a aba para trás e para a frente, até que ela se levante. Faça um furo através da aba a cerca de 7,5 cm do topo da pipa, usando um furador. Amarre a linha da pipa através do buraco e enrole a linha restante ao redor de um pedaço de papelão ou de um tubo de rolo de papel higiênico.

  7. Escolha um animal para sua pipa – qualquer animal com orelhas que fique em pé, fique sobre as patas e tenha uma cauda dará certo. Corte duas orelhas redondas ou pontiagudas e quatro patas para o seu animal de cartolina. Vire a pipa para cima.

  8. Cole as orelhas em ambos os lados da dobra central, de modo que se estendam ao longo da parte superior da pipa. Cole as patas dianteiras nos cantos superiores esquerdo e direito da pipa e as patas traseiras na parte inferior, uniformemente espaçados. As patas devem estender-e para fora das bordas da pipa.

  9. Desenhe ou pinte um círculo para a cabeça, começando pelo início da pipa, incorporando as orelhas, e que se estenda a um terço da sequência da pipa. Desenhe ou pinte uma forma oval para o corpo, fazendo com que o corpo seja grande o suficiente para estender-se a partir da cabeça, até a cauda da pipa, que é a cauda do seu animal.

  10. Desenhe ou pinte braços e pernas para conectar o corpo às patas e adicione detalhes, como um rosto e bigodes. Espere até que a tinta seque, antes de empinar a pipa de animal.

Loading...

O que você precisa

  • 1 folha de papel de impressão
  • Lápis
  • 1 espetinho de churrasco de 20 cm
  • Fita crepe ou adesiva
  • Tesoura
  • Sacola de plástico ou um rolo de fita plástica de agrimensor
  • Furador
  • 30 cm de linha
  • Papelão de 2,5 cm x 7,5 cm, ou tubo de rolo de papel higiênico
  • Tinta de pôster ou lápis de cor
  • Cartolinas de diversas cores

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...