Como Tricotar Um Tapete Redondo

Apesar de mais difíceis, as formas circulares também podem ser feitas no tricô

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Tricoteiros que dominaram a técnica de trabalhar em voltas com agulhas de duas pontas e agulhas circulares podem fazer um tapete redondo. Mesmo que tricotar um círculo seja mais difícil do que tricotar um retângulo, fazer círculos não é só para o crochê. O truque para tricotar um bom círculo é continuar aumentando em voltas alternadas. A técnica é a mesma que você usaria para fazer um gorro, com a diferença de que você nunca para de aumentar. Isso faz com que o tapete seja liso, ao invés de curvar para dentro.

Step 1

Monte seis pontos. Divida-os entre três agulhas de duas pontas.

Step 2

Faça pontos meia na primeira volta para juntar os pontos.

Step 3

Faça um ponto, e então aumente no próximo ponto fazendo pontos na frente e atrás dele. Chamamos este aumento de K1fb (tricotar pela frente e laçar por trás o mesmo ponto). Alterne um ponto e um K1fb por toda a carreira. Você terá um total de nove pontos no fim da volta.

Step 4

Tricote a próxima volta. Para o resto da receita, alterne voltas com aumentos e voltas apenas tricotadas em ponto meia.

Step 5

Faça um aumento K1fb em cada terceiro ponto na próxima volta. Na próxima volta com aumentos, faça em cada quarto ponto. Na próxima, em cada quinto ponto.

Step 6

Mude os pontos das agulhas de duas pontas para as agulhas circulares quando os pontos ficarem desajeitados. As agulhas circulares devem ser do mesmo tamanho das agulhas de ponta dupla.

Step 7

Continue esta receita até que o tapete esteja do tamanho desejado. Arremate os pontos, corte a linha e esconda a ponta da linha na parte de baixo do tapete com a agulha de pontear.

eHow Brasil
×