Saúde

Passo a passo para impressão com alginato

Escrito por nadelee biondi | Traduzido por barbara sofia silva
Passo a passo para impressão com alginato

Impressões em alginato são uma etapa importante em diversos procedimentos dentais

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

O alginato é um material de impressão de uso único à base de ágar-ágar, um derivado gelatinoso de algas marinhas. As impressões em alginato são essenciais para alguns procedimentos odontológicos, como a confecção de dentaduras, aparelhos ortodônticos, coroas e placas de clareamento dental. O alginato é um pó que ao ser misturado com água enrijece rapidamente, fornecendo a impressão negativa dos dentes do paciente. Ao ser preenchido com material refratário ou gesso dental forma um modelo positivo. Procedimentos como impressões em alginato devem ser executados apenas por dentistas, assistentes devidamente treinados ou técnicos em higiene dental.

Outras pessoas estão lendo

Esclarecimento do procedimento ao paciente

O material de impressão alginato é um preenchedor bucal. A maioria das marcas tem sabor de hortelã, mas causam uma paladar arenoso. A colocação da moldeira preenchida na boca pode causar ao paciente a sensação de que o alginato está escorrendo pela garganta, especialmente durante a moldagem de dentes superiores. Isto causa ansiedade e ânsia de vômito ao paciente. Uma explicação da moldagem de modo positivo pode dissipar qualquer medo que o paciente possa ter, facilitando o procedimento.

Seleção da moldeira apropriada

A utilização da moldeira de tamanho correto é essencial na obtenção de uma impressão utilizável. O palato duro superior e áreas ao longo da gengiva sob a língua devem ser checadas quanto a protuberância óssea, denominada "tórus". Se a moldeira estiver mal ajustada pode comprimir o osso causando uma impressão dolorosa. A moldeira deve possuir retenção em sua borda, ou ser perfurada, evitando que o alginato se separe da moldeira ao enrijecer. Coloque a moldeira na boca do paciente, começando pelo maxilar superior e assentando-a dos dentes posteriores aos anteriores. Um ajuste apropriado da moldeira irá cobrir todos os dentes e gengiva sem prejudicar nenhum tecido ou tórus. Pode haver a necessidade de considerar diversas moldeiras para chegar ao tamanho ideal.

Preparo do alginato

Agite o pote do alginato antes de abrir para descompactar o pó. Meça o número de medidas necessárias do pó de alginato, de acordo com as instruções do fabricante. Nivele cada medida com a crista da espátula, antes de colocar o pó na cuba de borracha. Para a maioria dos alginatos, duas medidas são suficientes para uma impressão. Encha o frasco de água até a segunda linha com água fria, misturando-a com o pó. Misture o alginato utilizando os lados planos da espátula, segurando a cuba de borracha com uma das mãos enquanto pressiona o alginato contra a lateral da cuba, misturando em movimentos em forma de 8. Isto proporciona ao alginato uma consistência uniforme e suave, sem bolhas.

Moldagem

Derrame todo o alginato na moldeira, espalhando-o uniformemente, sem encher excessivamente, já que o mesmo pode levar o paciente a ânsia de vômito. Posicione a moldeira na boca - assentando primeiramente a parte de trás da moldeira e em seguida a parte da frente. Tomar a impressão desta forma pressiona o alginato extra para a frente e para fora da ferramenta de molde, ao invés de escorregar para a garganta do paciente. O alginato de endurecimento rápido usualmente enrijece entre 30 s. a 1,5 min. O endurecimento regular pode levar mais que 3 min. Uma vez endurecido, remova a moldeira pressionando o cabo para baixo, liberando assim a sucção criada pelo alginato e cuidadosamente remova a moldeira da boca.

Checagem da impressão

Uma impressão de alginato correta deve detalhar completamente não apenas os dentes, mas também os tecidos adjacentes juntamente com os ligamentos musculares, chamados freios. O palato deve estar inteiramente preenchido, sem falhas ou bolhas visíveis. Se a impressão estiver correta, enxague a boca do paciente para remover o sabor calcário do alginato e qualquer resto de material que possa ter ficado nas dobras de tecido. Envolva a impressão em toalhas de papel umedecidas e reserve enquanto é feita a tomada da impressão do maxilar oposto. Para evitar distorções, vaze as moldagens o mais breve possível com material refratário ou gesso dental.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media