Mais
×

Passo a passo: como fazer uma junta de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Junta de madeira é um tipo de corte feito na borda de duas peças de madeira. Ela é feita para construir um formato de caixa, como na construção de uma gaveta, por exemplo. Quando as juntas se encaixam, há um ângulo de 90º. Você poderá criá-las usando uma tabela padrão. Para fazer isso será necessário construir uma máquina para cortar as juntas fora da madeira.

Instruções

Fazendo juntas de madeira (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Retire a lâmina que está na serra de mesa e prenda a serra circular nela.

  2. Use uma fita métrica para medir a largura das placas a serem cortadas e definir a largura da serra circular a ser usada. Este será o comprimento das juntas de madeira.

  3. Ligue a serra de mesa e faça um corte no meio de um pedaço de madeira qualquer. Meça a distância a partir do corte em relação à largura da serra circular. Faça uma marca com o lápis. Adicione um segundo corte na madeira.

  4. Meça e corte um pino que tenha a largura da serra circular. Insira o pino no primeiro corte que você fez. Este é o padrão que você usará para cortar as juntas.

  5. Coloque a placa para cortar contra o pino e alinhe o segundo corte com a serra circular. Defina a barra de guia sobre a serra de mesa para a posição do segundo corte na madeira.

  6. Ligue a serra de mesa e corte um canto da madeira. Deslize o canto cortado sobre o pino e depois faça um segundo corte.

  7. Defina o entalhe na madeira sobre o pino, para fazer o próximo corte. Continue esse passo até que tenha terminado o corte das juntas.

Dicas

  • O pino na madeira funciona como uma medida para cortar cada parte exatamente do mesmo tamanho.

O que você precisa

  • Máquina de corte de madeira
  • Fita métrica
  • Serra circular
  • Sucata de madeira
  • Lápis
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article