Passo a passo de como obter o visto de cônjuge CR-1

Escrito por ehow contributor | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Passo a passo de como obter o visto de cônjuge CR-1
Veja os procedimentos para conseguir o visto de cônjuge (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Os vistos CR-1 e IR-1 de cônjuge são vistos de imigrante para cônjuges de cidadãos americanos. Eles são as melhores escolhas, caso você deseje que o beneficiário tenha o green card logo que entrar nos EUA. Com os vistos CR-1 e IR-1, a maioria da papelada, ou até mesmo toda ela, é feita enquanto o beneficiário está fora do país.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Formulário I-130
  • Formulário G-325a
  • Formulário DS-30302
  • Formulário DS-230
  • Formulário I-864
  • Certidão de casamento
  • Registro de identidade
  • Certidão de cidadania / status de residência
  • Taxas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Acesse o site de Serviços de Cidadania Americana e Imigração (USCIS), para saber os procedimentos atuais para imigração de cônjuge. Veja um guia online de visto ou um livro de imigração. As leis de imigração mudam com certa frequência, então é importante estar atualizado.

  2. 2

    Consiga uma certidão que prove a cidadania do requerente ou uma certidão de residência permanente. As mais comuns são passaporte, certidão de nascimento e green card. Faça cópias; não é necessário enviar as originais para o USCIS.

    Obtenha documentos que provem o casamento. Faça cópias da certidão de casamento, divórcio ou decretos (se aplicável), extratos de contas conjuntas e outras evidências que provem um casamento genuíno.

    Prepare fotos no estilo das fotos de passaportes de vocês. Anexe-as aos formulários de dados biográficos (G-325a), com os nomes completos escritos levemente a lápis, no verso de cada foto. As fotos devem atender aos requisitos do Departamento de Estado para fotos de alta qualidade usadas para documentos de viagem americanos.

  3. 3

    Preencha um formulário I-130 e as quatro partes do G-325a com dados biográficos de cada cônjuge. Anexe todos os documentos exigidos por cada formulário. Escreva uma carta de apresentação, com uma breve introdução. Coloque em itens os documentos e assine a carta. Envie-a ao centro de serviço da USCIS ou ao escritório que atenda a região específica. O formulário I-130 dirá para onde enviar o pacote com a petição pelo visto.

  4. 4

    Após a aprovação da petição pela USCIS, o pacote será enviado ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (NVC). Mantenha o número de recibo do primeiro I-797 Recebimento de Solicitação que você receber. Use esse número para rastrear o pacote no NVC e para conseguir o número de NVC. Você também receberá uma correspondência com os detalhes do caso, inclusive com o número da nota fiscal de pagamento das taxas de visto.

  5. 5

    Quando a petição for aprovada, é a vez de o beneficiário se candidatar ao visto. Leia as instruções que o NVC mandou para cada um. Siga as instruções cuidadosamente.

    Seguindo as instruções, peça ao requerente para preencher e enviar a declaração de Suporte I-864 assim que a taxa tiver sido paga. Anexe registros de pagamento do imposto de renda, provas de renda e bens e de união estável (se necessário). Se o requerente não tiver enviado a declaração do imposto de renda, escreva uma carta explicando o porquê. Consulte as faixas salarias do ano fiscal, para verificar se a renda está entre a mínima exigida (que costuma ser 125 % da linha da pobreza, para a maior parte das pessoas).

    Peça ao beneficiário escolher um Agente no formulário DS-3032. Esse deverá ser o advogado de imigração, caso você tenha um. Do contrário, a maioria das pessoas coloca o nome do requerente.

    Peça ao beneficiário para preencher o formulário DS-230, para candidatar-se ao visto de imigrante, após o pagamento. Devem ser incluídos documento de identidade, cópia do passaporte, fotos de identificação e certificado de antecedentes criminais. Outros documentos podem ser exigidos pelo NVC ou pela embaixada.

    Dependendo do caso, poderá ser necessário que você envie os formulários para o NVC ou para a embaixada americana. Para cada pacote enviado, anexe cópias de toda a papelada. Isso é para se certificar de que os originais serão devolvidos durante a entrevista.

  6. 6

    Espere que o NVC termine de processar os dados de pedido do visto. Quando o status for "completo", o NVC, a embaixada ou o consulado mais próximos marcarão uma entrevista com o beneficiário. Espere pelo aviso de agendamento da entrevista, por e-mail ou correspondência. Esteja preparado para levar os documentos pendentes. Verifique se há algum no aviso de agendamento.

    O beneficiário deverá passar por um exame médico, antes da entrevista. Vá para algum hospital aprovado pela embaixada, para fazer os exames. Peça ao hospital os documentos que possam ser pedidos. Esteja preparado para mostrar o aviso de agendamento, fotos de identificação e uma cópia da página do passaporte com os dados.

    Vá à entrevista de CR-1 / IR-1 ou o beneficiário terá de ir sozinho. Leve provas do casamento ou de união estável, como fotos, certidões de nascimento de crianças, cartas, recibos de presentes, tíquetes, passagens, cópias do selo de entrada no passaporte, convites de casamento etc. Após a entrevista, você será avisado se conseguiu o visto CR-1 ou IR-1. O passaporte será retido para que seja colado o visto e você será informado quando puder buscar.

    Pegue o passaporte com o visto e um envelope lacrado. Verifique se há algum erro no visto ainda na embaixada/consulado. Pegue o envelope lacrado e o papel com instruções. Não abra o envelope em nenhum momento. Leia as instruções, para saber como dar entrada no cartão de Seguro Social e como remover o status condicional se o visto for o CR-1, e não o IR-1 (CR significa "Residente Condicional", e será concedido se você for casado há menos de dois anos quando conseguir o green card).

Dicas & Advertências

  • Se o visto for negado, pergunte ao entrevistador o motivo e como você pode entrar com recurso. Se algum documento estiver faltando, pode ser pedido que você volte em outra oportunidade, com os documentos.
  • Tente preencher a papelada logo. Se esperar para entregar um documento apenas quando ele for pedido, você poderá perder semanas ou até meses. A exceção é apenas para casos de documentos com prazos de validade.
  • Se o período de validade do visto permitir, você poderá esperar até o segundo aniversário do casamento, para entrar nos EUA. Isso, incondicionalmente, dará direito ao green card. Você economizará aproximadamente R$ 1.000, já que não terá de passar pelo processo de verificação de condições.
  • Pode ser pedido que alguns candidatos enviem a papelada para a embaixada americana, onde será feita a entrevista, em vez de enviar ao Centro de Apoio ao Solicitante de Visto. Faça o que for pedido.
  • Você pode já ter ouvido sobre o visto K3 de cônjuge não imigrante, que é um meio termo entre o visto CR-1 de cônjuge e o visto K1 de noivo. O K3 permite que o beneficiário vá para os EUA após o pedido de visto de imigrante seja feito. O candidato e o autor do pedido podem ficar juntos no país durante o processo. Contudo, o visto K3 envolve mais papeladas e mais taxas. Ademais, o visto K3 não necessariamente será obtido mais rápido que o CR-1, o que é contrário ao propósito original, de unir a família mais rápido. Se você não tiver pressa para obter o visto e quiser que a papelada seja feita de uma vez, o visto CR-1 ou o IR-1 de imigrante é a melhor opção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível