Passo a passo para pintar ou envernizar uma parede de concreto

Escrito por tuesday fuller | Traduzido por ludmila monassa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Passo a passo para pintar ou envernizar uma parede de concreto
Pinte suas paredes (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Mascare a dureza das paredes de concreto cinzas no interior da sua casa pintando-as ou envernizando-as, criando um ambiente caloroso e com personalidade. Você terá que seguir alguns passos para fazê-lo com qualidade, mas quando estiver terminado, a parede que antes era uma visão entediante de concreto se tornará um foco de atenção.

Outras pessoas estão lendo

Preparando a superfície

Antes de retocar as paredes de concreto no interior da sua casa com tinta ou verniz decorativos, prepare a superfície da parede removendo pinturas antigas, resíduos efervescentes ou poeira. A maneira mais eficaz de remover essas impurezas, assim como de preparar a superfície para a pré-pintura é aplicar um ácido de lavagem nas paredes, seguindo sempre as instruções do fabricante. Lavagens com ácido são recomendáveis para resíduos efervescentes, porém, se não houver nenhum tipo desses resíduos, apenas lave as paredes com uma mistura de água e fosfato trissódico. Usar uma escova de arame ou um raspador ajuda a remover camadas antigas de tinta e de sujeira. Após esse procedimento, enxágue as paredes com água limpa e deixe secar.

Repare a alvenaria, se necessário, cobrindo qualquer buraco pequeno que houver, e depois aplique um bom selador de concreto nas paredes. Esse passo elimina e evita infiltrações causadas pela umidade que fica retida dentro do concreto e preserva a duração e a qualidade da sua pintura posterior.

Por fim, aplique uma camada de um primer de concreto de qualidade, seguindo as orientações do rótulo. É importante comprar um primer que seja composto pelos mesmos componentes de base do selador e do acabamento. Tintas látex não se mesclarão bem a tintas a óleo e aos seladores e acabarão criando bolhas e descascando.

Técnicas de pintura

Quando for pintar uma parede de concreto, use materiais de qualidade, feitos especialmente para superfícies de concreto. Aplique a tinta com ferramentas variadas. Pinceis sintéticos são melhores para tintas látex e pincéis com cerdas naturais são melhores para tintas a óleo. Pinte paredes mais lisas com um pincel de rolo pequeno e para paredes mais ásperas, use um rolo maior para fazer com que a tinta cubra todos os poros e depressões. Pinte de cima para baixo, fazendo o formato de um W até a parede estar completamente coberta. Não carregue demais o pincel ou o rolo com tinta. Para um acabamento mais durável, aplique várias camadas finas ao invés de apenas uma mais grossa. Use pinceis menores para trabalhar em áreas mais estreitas como janelas, quinas ou perto de remates. Deixe cada camada secar antes de aplicar a próxima.

Técnicas de envernizamento

Técnicas artificiais são os métodos mais comuns usados para envernizar uma parede de concreto no interior da casa. Para obter uma aparência multidimensional, misture o verniz com a cor seguindo as instruções de uso e aplique a mistura diretamente sobre um sólido acabamento de tinta, ou então utilize vários tipos de verniz tingido para recriar o efeito do mármore tradicional. Use um pincel fino ou uma pena para desenhar as veias características do mármore. Utilize qualquer técnica artificial combinada com verniz em uma parede de interior para criar obras de arte deslumbrantes, abrande as pesadas linhas do concreto, pinte murais e crie até efeitos variados de alvenaria, como tijolos de lareira ou pontos negros. Depois de passar o verniz nas paredes, aplique sempre um acabamento para proteger e selar o verniz e a tinta, preservando assim o seu trabalho final.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível