Mais
×

Um passo a passo sobre como criar uma VLan em uma rede sem fio

Atualizado em 17 abril, 2017

A Virtual Lan possibilita que você mantenha várias conexões físicas separadas em um roteador. Ao se isolar a rede em segmentos, haverá mais uma camada de segurança. Mesmo que o computador esteja utilizando sub-redes, você não poderá acessar aquelas que residem em uma porta diferente da VLan. A utilização de VLans fornece acesso a internet para todos os sistemas conectados sem a necessidade de ter um roteador diferente para cada segmento. O gerenciamento desses segmentos pode ser feito utilizando uma única interface.

Instruções

A VLan possibilita a separação da sua rede em várias redes virtuais (wlan router 02 image by PM Photo from Fotolia.com)
  1. Baixe o firmware OpenWRT. Salve o arquivo em algum lugar que seja fácil de encontrar, como a área de trabalho.

  2. Acesse a tela de configuração do roteador. Abra o navegador e vá até o ip http://192.168.1.1. Em seguida, vá para a aba "Upgrade" (Atualização) abaixo da seção "Administration" (Administração). Escolha o firmware OpenWRT e selecione upload.

  3. Abra a tela da interface de configuração e digite esta informação: vlan0hwname=et0 vlan0ports="3 4 5" vlan1hwname=et0 vlan1ports="0 1 2 5" Clique em "Apply" (Aplicar) depois que terminar as alterações.

  4. Conecte os cabos Ethernet na parte traseira do roteador. As portas 1 e 2 ficarão na Vlan 1 e as portas 3 e 4 na Vlan0.

Aviso

  • Prefira o método HTTPS ao HTTP quando estiver atualizando o firmware.

O que você precisa

  • OpenWrt compatível com roteador
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article