×
Loading ...

Passos de dança das fitas

Atualizado em 13 junho, 2017
Aprenda um pouco mais sobre a dança das fitas (China Photos/Getty Images News/Getty Images)

O básico

A dança das fitas, uma dança popular do folclore chinês, normalmente realizada por mulheres, foca-se na utilização do apelo estético do movimento das fitas conforme a música. Cada fita, geralmente de 7,5 cm de largura e variando de 1,5 m a 3,7 m de comprimento, é feita de cetim e presa à extremidade de um bastão de 50 a 60 cm de comprimento. As artistas podem optar pelo uso de uma ou duas fitas durante cada peça coreografada, e cada peça pode começar com a fita dobrada na ponta do bastão -- isso permite um início dramático de apresentação da fita.

Loading...

Braços e fitas

A maior parte dos movimentos envolvidos na dança de fitas vem da parte superior do corpo, pois os braços dão início ao movimento da fita. Arcos largos que fluem sobre a cabeça, ou na parte frontal ou traseira do corpo, podem enfatizar bastante os pontos lentos da música do artista. Os ritmos mais rápidos requerem uma coreografia mais rápida, normalmente utilizando movimentos mais nítidos, energéticos e flexíveis. Círculos, espirais, redemoinhos e giros, todos são movimentos comuns em dança de fitas. Raramente em performances as fitas tocam o chão, a menos que o coreógrafo conscientemente escolha fazê-lo.

Jogo de pés simples

O jogo de pés da dança de fitas normalmente é simples. Isso ajuda a manter os movimentos livres da fita e previne que elas se embaracem na parte inferior da artista. As marchas em passos para frente, para trás e para os lados são abundantes. A simplicidade mantém a atenção do público nas fitas. Entre outros simples jogos de pés estão o chassé (literalmente, "caçar", um passo em que um pé caça pelo outro), tendue (apontar os dedos dos pés para frente, para trás ou para os lados), ajoelhar-se e giros chaînés (de três passos).

Movimentos complexos

À medida que a dançarina avança nas habilidades e técnicas, pode optar por usar jogadas de pés mais complicadas e movimentadas, enquanto mantém o movimento das fitas. Jetés pequenos (saltos) e pas de bourrées (uma sequência de passos para trás, para o lado e para frente) adicionam dificuldade aos jogos de pés e dobrar o tronco e as costas podem adicionar mais complexidade aos movimentos da parte superior do corpo. Algumas artistas particularmente flexíveis podem optar por adicionar uma ginástica simples, como cambalhotas ou acrobacias, para adicionar emoção extra a suas apresentações.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...