Mais
×

Como usar pasta americana

A pasta americana é o toque final no preparo de um bolo, para deixá-lo com uma aparência maravilhosa. Apesar de ser o "toque final", ela é a responsável por transformar um simples bolo em uma obra de arte, portanto é preciso muito cuidado na hora de usá-la. Apesar de ter aumentado a procura por bolos estilo "Naked Cake", onde não há nenhum tipo de cobertura, a pasta americana continua em alta. É possível fazer a pasta americana em casa ou comprá-la pronta, mas, de qualquer forma, é preciso de alguns cuidados, para que ela não desande durante a montagem do bolo. A pasta pode ser sua melhor amiga ou, se manuseada errado, sua pior inimiga.

Instruções

Pasta americana dá um toque sofisticado, por isso é muito comum em bolos de casamento (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

    Como usar

  1. A primeira dica essencial para quem vai utilizar pasta americana é evitar receitas de bolos muito úmidos. A pasta é muito sensível à temperatura ambiente, principalmente à umidade, o que pode acabar desandando na hora da aplicação. Por isso, na hora de preparar o bolo, se a receita recomenda umedecer a massa com calda, apenas diminua a quantidade. Outro cuidado também durante o manuseio é a exposição à luz. A pasta americana, principalmente as tingidas, tendem a desbotar, se ficarem em contato com a luz, seja natural ou elétrica, por muito tempo. Uma boa solução é cobrir o bolo com papel celofane de cor escura ou colocar em uma caixa fechada.

    Se ficar exposta à luz por muito tempo, a pasta roxa, por exemplo, tende a ficar azulada (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)
  2. Há pastas americanas de vários tipos e até mesmo cores -- você pode escolher comprar uma pasta já tingida ou branca. Procure sempre comprar pastas de boa qualidade. Depois de aberta, espalhe açúcar na mesa que você vai utilizar, para abrir a pasta (como a farinha de trigo quando você vai abrir uma massa); a açúcar irá impedir que a pasta grude e ajudará a chegar no ponto certo. Um local adequado para abrir a pasta -- como uma pedra de mármore ou um plástico grosso e um rolo grande e liso utilizados apenas para este fim -- é fundamental para conseguir um bom efeito com a pasta.

    Abrir bem a massa com um rolo grande feito para isso é fundamental para um bom efeito da pasta (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  3. Depois de colocar a pasta na mesa já polvilhada com açúcar, amasse até ela ficar homogenia. Com o rolo, abra a pasta como uma massa qualquer. Para saber o tamanho que você tem que abrir a pasta, calcule o diâmetro do bolo e o dobro da altura, assim ficará no tamanho ideal. Uma dica antes de colocar a pasta no bolo é passar doce de leite como se fosse a "cola", que irá ajudar a grudar a pasta americana. Com ajuda do rolo e com muita delicadeza, coloque a pasta em cima do bolo. Se for preciso use uma espátula própria para isso.

    Alise bem a pasta antes de transferi-la para o bolo, para evitar imperfeições (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Dicas

  • É mais fácil retirar as imperfeições enquanto a pasta ainda estiver na bancada do que tentar depois de colocá-la no bolo.
  • É mais fácil cobrir um bolo grande com pasta americana do que bolos pequenos -- isso porque se formam mais pregas na lateral. Portanto, tenha isso em mente na hora de escolher o tipo de cobertura e decoração, ao fazer seu bolo.

Aviso

  • A pasta americana não é ideal para todos os tipos de decoração. Para algumas modelagens, você pode adicionar um pouco de creme à pasta, para ficar mais firme. Para flores, utilize a massa para flores.
  • Para conseguir um bolo bem acabado, comece com um bolo bem montado, bem recheado, reto e coberto corretamente com ganache. Certifique-se de que o bolo está perfeito antes de colocar a pasta.

O que você precisa

  • Pasta americana pronta
  • Doce de leite -- quanto achar necessário
  • Açúcar -- quanto achar necessário
  • Rolo de massa
  • Espátula de confeiteiro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article