×
Loading ...

Como fazer uma pasta portfólio utilizando cartolina

Atualizado em 23 março, 2017

Você pode gastar literalmente centenas de reais em uma pasta portfólio para carregar sua arte. Entretanto, você pode conseguir o mesmo efeito utilizando um produto feito de cartolina para proteger seus trabalhos quando eles precisarem ser transportados.

Instruções

Faça sua própria pasta portfólio. (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Meça as dimensões do seu trabalho maior. Não se esqueça que essa pasta é apropriada apenas para transportar trabalhos de arte planos, como desenhos, pinturas e fotografias. Trabalhos com espessuras maiores, até mesmo pinturas com tinta acrílica, podem ser danificados quando transportadas dessa forma.

    Loading...
  2. Corte dois pedaços de cartolina. Cada pedaço deve ser ao menos 5 cm mais longo que em ambas as medidas que o maior trabalho de arte a ser transportado. Por exemplo, um portfólio para carregar um trabalho em papel A4 (21x29 cm) deve ter no mínimo 26x34 cm.

  3. Coloque as duas partes da cartolina juntas, com suas bordas longas encostadas. Aplique uma tira de fita crepe ou silver tape sobre todo o comprimento dessa junção.

  4. Feche as duas partes de cartolina como se fossem a capa de um livro, com o lado onde a fita foi aplicada voltado para o lado de dentro. Aplique mais uma tira de fita ao longo das bordas que você uniu, dessa vez do lado de fora. Essa extremidade deve, novamente, ficar como a capa de um livro.

  5. Faça um orifício de 12 cm de comprimento por 2,5 cm de altura na borda superior (oposta àquela que você prendeu com fita) da cartolina. Esse orifício será a alça do portfólio.

  6. Abra o portfólio e coloque seus trabalhos com cuidado lá dentro. Feche-o para poder carregar. Se você está carregando apenas alguns poucos trabalhos, o portfólio deve permanecer fechado sozinho. Se estiver carregando trabalhos demais, utilize pequenos pedaços de fita para fechar as laterais do portfólio para maior segurança.

Loading...

Dicas

  • Se você deseja personalizar seu portfólio, é fácil decorar o lado de fora dele com tintas, fotos, giz de cera ou adesivos.

O que você precisa

  • Materiais necessários:
  • Fita métrica
  • Cartolina reforçada, ou outro papel duro, como papelão ou canson
  • Estilete
  • Silver tape ou fita crepe

Referências

Loading ...
Loading ...