Pastores alemães têm a tendência de atacar seu dono?

Escrito por sam kellenberg | Traduzido por eduarda de carli
Pastores alemães têm a tendência de atacar seu dono?
O CCA também descreve o pastor alemão como "um animal de estimação familiar leal e um bom cão de guarda" (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

De acordo com o Clube de Canil Americano, o pastor alemão é reconhecido como um dos 10 cachorros mais inteligentes, juntamente com border collies e poodles comuns. Muitos atribuem esse fato ao fundador da raça, Max von Stephanitz, que cruzou várias raças antigas de cachorros de fazenda e de pastoreio para criar o cão trabalhador ideal. Hoje, pastores alemães são frequentemente exibidos para conformação, usados em esportes caninos competitivos (como o frisbee e torneios de flyball), busca e resgate, pastoreio, e funções policiais e militares.

Mitos sobre o pastor alemão

A ideia de que pastores alemães ou qualquer outro tipo de cachorro têm a tendência de atacar seus cuidadores é um mito muito difundido que tem pouca relevância na verdade. Enquanto alguns pastores alemães já demonstraram comportamentos agressivos injustificáveis, na maioria dos casos isso é um resultado de abuso, ou falta de treinamento. Na maioria dos casos, esses mitos podem ser agravados devido ao uso mundial de pastores alemães como cães de ataque treinados das forças militares e policiais, mas eles foram escolhidos para essa função justamente pela lealdade e proteção que têm para com o dono.

Ataques de pastores alemães

De acordo com DOgsBite.org, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para apoiar vítimas de mordidas de cachorro e reduzir os ataques caninos, ataques por pastores alemães e raças com mistura deles contam menos de 2% de todos os ataques caninos relatados entre 1982 e 2010. Huskies e pit bull terriers ambos ultrapassam de longe pastores alemães em incidências agressivas, representando cerca de 8% e 4%, respectivamente.

Treino e agressão

Em vários casos nos quais pastores alemães mostram uma agressão sem justificativa, treino corretivo pode ser utilizado para reduzir estímulos que produzem essas respostas agressivas. E pastores alemães estão longe de serem a única raça que esse treino pode vir a ser necessário; todos os cachorros, de golden retrievers a terriers têm a capacidade para desenvolver hábitos agressivos.

Pastores alemães com famílias

Pastores alemães foram procriados para serem leais aos seus donos e famílias, e em grande parte isso é verdade; a capacidade de proteção para com o cuidador e família faz parte do padrão do Clube de Canil Americano para a raça. Pastores alemães também são recomendados por serem cachorros bons para famílias com crianças, e cães de guarda ideais para qualquer casa.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível