Patas de cães e as irritações causadas pelo concreto

Escrito por lisa newcomb | Traduzido por bruno callegari
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Patas de cães e as irritações causadas pelo concreto
As propriedades ​​do concreto podem irritar as patas do seu cão (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Levar o seu cachorro para passear geralmente faz parte de uma rotina agradável para você e seu amigo peludo. Enquanto superfícies de concreto podem ser agradáveis sob os pés calçados com tênis, seu cão pode não se sentir da mesma maneira. O concreto pode causar lesões e irritação na patas de um cão. Então, saber o que observar e como evitar a irritação, é o segredo para caminhadas sem dor para vocês dois.

Outras pessoas estão lendo

Patas do cão

As patas dos cães são compostas de pequenas almofadas e unhas. Sob as unhas existe uma área delicada que quando cortada pode causar dor e sangramento. As almofadas das patas de um cão possuem diversas funções. Elas agem como um amortecedor quando o cão anda ou corre. Também protegem o tecido dentro da pata e ajudam a proteger a pata do cão em condições climáticas adversas.

Possíveis irritadores

O concreto por conta própria já é um material duro. As patas do cão sofrem quando os animais correm ou caminham com frequência em superfícies pavimentadas. Isto acontece principalmente com o tempo quente. Imagine pisar com os pés descalços em uma calçada escura e quente. As patas de um cão podem sofrem queimaduras no concreto quente. No inverno mais rigoroso de alguns países, descongeladores químicos que são jogados sobre estradas e calçadas podem irritar as almofadas das patas, e quando o cão vai lamber para limpá-las, pode acabar ingerindo essa substância química. Vidro e outros objetos cortantes em superfícies de concreto podem cortar as patas do seu cão. Por fim, o concreto pode desgastar as unhas do seu cão ou irritar unhas que podem estar muito compridas.

Sinais de Irritação

Sinais de irritação na pata incluem o cão mancando, a relutância em usar uma pata, inchaço, vermelhidão e lambidas constantes no local e infecção, de acordo com o site Natural Dog Health Remedies. Se a pata do cão sofre um corte, também pode ocorrer sangramento. Queimaduras de superfícies de concreto podem causar bolhas em casos raros.

Tratamento

Lave a pata do cão com água fria se você suspeita que ela sofreu uma queimadura ocasionada pelo concreto quente. Aplique um creme ou spray antisséptico e envolva-a em gaze. Consulte seu veterinário caso a queimadura seja grave. Use uma pinça para remover suavemente vidro ou outro objeto estranho alojado em sua pata. Também consulte o seu veterinário se o objeto estiver alojado muito fundo ou se o cão continuar a apresentar sinais de que está machucado. Observe seu cão para verificar sinais de que a pata está curada.

Prevenção

O cuidado apropriado é o primeiro passo para proteger a pata do seu cão da irritação. Apare suas unhas curtas o suficientes para que ele possa caminhar confortavelmente, mas não corte demais, pois pode ser doloroso. Após levar seu cão para passear em uma superfície pavimentada ou de concreto, certifique-se de que não há nenhum objetos estranho ou nenhum corte nas patas. Em dias quentes, teste a superfície antes de levar seu cão para passear sobre ela. Além disso, lembre-se que problemas comuns podem aparecer após um exercício prolongado em calçadas, por isso tome cuidado para não forçar muito seu cão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível