on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Patas de cães ressecadas e rachadas

Atualizado em 22 julho, 2017

Patas ressecadas e rachadas podem causar desconforto ao seu cão ou até mesmo indicar uma doença mais séria. Eliminar algumas das causas comuns para isso pode lhe economizar uma visita ao veterinário.

Se as patas ressecadas e rachadas não forem tratadas, podem infeccionar (paw image by pusti from Fotolia.com)

Identificação

Se o cachorro mancar, choramingar ou lamber muito, ele pode estar com as patas rachadas ou ressecadas. Verifique as almofadas para ver se há alguma rachadura ou corte que possa estar causando isso.

Loading...

Teorias

Existem diferentes razões para isso acontecer. Se perceber que seu cão está "mastigando" as patas, existe a possibilidade de ele ter sido exposto a alguma substância química que esteja contribuindo para essa irritação. Alguns produtos de limpeza podem ter entrado em contato com as patas, causando esses sintomas.

Identificação

Seu cão pode estar apresentando uma reação alérgica a algo que ingeriu ou inalou. Essas condições podem indicar uma infecção fúngica na almofada ou até mesmo uma deficiência de zinco. Se notar que, além desse problema nas patas, o cão está apático e sem apetite, pode ser necessário levá-lo ao veterinário.

Considerações

O gelo também pode causar rachaduras nas patas. Existem sapatos para cachorros de todos os tamanhos que ajudam a proteger as patas desses elementos.

Prevenção e solução

Para ajudar a suavizar o ressecamento das patas, aplique uma solução de 50% de propilenoglicol por alguns dias ou tente usar um creme hidratante para animais. A aplicação de vaselina e vitamina E também pode aliviar o desconforto. Além disso, fazer exames regulares, prestar atenção à presença de alérgenos na residência e tomar as precauções necessárias durante os meses frios pode ajudá-lo a cuidar das patas do seu animal.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...