on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que é e como usar patchwork na parede de casa

Para dar um colorido a mais a um ambiente de uma casa, deixá-lo mais acolhedor e único, uma boa saída é usar o patchwork, criando painéis ou revestindo a parede inteira com cores diferentes. A técnica consiste em mesclar retalhos de diferentes estampas e cores e começou restrita a trabalhos com colchas, tapetes e outras aplicações com tecidos. Conheça um pouco mais sobre patchwork neste artigo e veja como usá-lo na parede da sua casa.

A técnica de mesclar retalhos de diferentes estampas e cores começou restrita a trabalhos com colchas (Steve Baccon/Photodisc/Getty Images)

Como usar o patchwork

Ao aplicar o patchwork na parede da sua casa, deve-se cobri-la com pedaços de papel ou de tecido, formando o mosaico que desejar. Você pode fazer painéis ou trabalhos em paredes inteiras. Procure escolher folhas e papéis diferentes, porque, se usar o mesmo desenho nos recortes, terá um efeito de papel de parede e não de patchwork.

Loading...

O charme do patchwork

A falta de um padrão a ser seguido é justamente o charme do trabalho de patchwork. Ao cobrir a parede com pedaços de papel ou de tecidos, misture as estampas ou faça um degradê de cores. A escolha das cores também é importante, podendo usar uma mesma cor em diferentes tonalidades ou abusar da mistura de cores. Se optar por papéis, use papéis de presente, papéis de revista ou compre papéis de scrapbook em lojas especializadas.

A escolha dos tamanhos

A escolha do tamanho das peças pode variar, dos quadrados padrão de 30,5 cm² a variações, com 20 cm², entre outros.

Antes de colar as peças

Antes de aplicar o patchwork na parede, limpe-a, utilizando um pano seco levemente umedecido. É recomendado fazer um teste, colando os quadros provisoriamente na parede com fita crepe, para ter uma ideia de como vai ficar o resultado final.

Como fazer a aplicação

Para colar as peças, pode-se usar fita dupla-face, cola branca ou cola própria para papel de parede. Se for usar cola branca, espalhe-a de cima para baixo, com um rolinho, colando dois quadrados de cada vez. Se escolher a cola própria para papel de parede, terá a vantagem dela ser mais fácil de retirar posteriormente. Já a aplicação com fita dupla-face é sem dúvida a mais prática, pois não faz sujeira e sai facilmente depois.

O acabamento

Para o acabamento, use três camadas de verniz em spray fosco com intervalos de 30 minutos entre cada aplicação. Se alguma pontinha dos papéis ou dos tecidos descolar, use cola extra-forte em gel, para firmá-la.

Se você se arrepender

Se você se arrepender e decidir retirar o patchwork da parede, precisará usar um removedor, o que poderá manchar a tinta da parede que estiver por baixo. Desta forma, será necessário pintá-la novamente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...