Patchwork de tecidos rústicos para bolsas

Escrito por linda becksterhed | Traduzido por márcia burke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Patchwork de tecidos rústicos para bolsas
É possível conseguir um visual semelhante em uma bolsa de patchwork (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Bolsas de patchwork (trabalho com retalhos) são acessórios normalmente escolhidos por pessoas que gostam do estilo Casual Chique. A combinação inclui chapéus de crochê ou tricô e outras roupas de estilo boêmio. As bolsas artesanais de patchwork podem ser adquiridas através de sites como Etsy e ArtFire, mas é possível confeccionar a sua própria usando um tecido rústico e barato e uma máquina de costura. Você pode também produzir itens para vender ou dar de presente a amigas que apreciem o estilo.

Outras pessoas estão lendo

Preço

Comprar peças artesanais pode ser caro, mas o custo vale a pena por conta da qualidade superior e da exclusividade dos artigos. Apesar do elevado valor pago pelos consumidores nesses itens, o lucro dos artesãos é inferior ao obtido por grandes varejistas. Um artigo recente na revista The Craft´s faz uma análise de como os preços dos itens artesanais são estipulados. Se você fizer uma bolsa em patchwork como o objetivo de vendê-la, faça antes o levantamento do custo dos materiais, determine o valor que será cobrado pela mão de obra e estabeleça uma margem de lucro.

Materiais

Os custos que envolvem a confecção de uma bolsa em patchwork incluem tecidos, acabamentos, alças e materiais de costura. Se puder aproveitar materiais usados, como camisetas antigas ou colchas adquiridas em brechós, você pode obter um visual mais retrô por um custo menor do que o envolvido na compra de artigos novos. Tecido rústicos apresentam um custo maior do que outros tipos, mas são mais resistentes. Você pode também aproveitar o tecido de estofamento de móveis antigos. Muitos armarinhos vendem alças prontas para bolsas e zíperes fáceis de costurar. Escolha um tecido diferenciado para o forro.

O exterior do patchwork

O que dá mais trabalho é a costura dos retalhos da parte exterior da bolsa. Caso já tenha um padrão de patchwork, desenhe-o no papel antes de cortar o tecido para facilitar o serviço. Não havendo um padrão específico, desfrute a liberdade de cortar o tecido em retalhos de diversos formatos. Variar a posição de retalhos com diferentes contornos causa um excelente impacto visual. Costure os pedaços até obter uma peça de tecido grande o suficiente para cobrir a parte externa de sua bolsa. Deixe uma sobra de tecido em torno das bordas para as costuras. É possível também costurar uma peça de tecido maior para fazer várias bolsas. O tutorial de babadores em patchwork da Crave Craft descreve bem o processo de criação, que pode ser realizado em maior escala para a confecção de uma bolsa.

Montagem da bolsa

Vários modelos de bolsa ficam bem com um acabamento em patchwork, incluindo bolsas tipo sacola e bolsas-carteira. Há vários padrões disponibilizados gratuitamente online. Corte os tecidos de patchwork e de forro necessários para o modelo e passe-os a ferro com goma para garantir que fiquem firmes. Costure o forro no tecido em patchwork com os lados virados ao contrário. Arremate a bolsa com o forro para fora. Dobre as bordas da abertura superior e costure o zíper no lugar. Vire o lado correto da bolsa para fora e coloque a alça. Adicione outros detalhes, como bolsos, por dentro ou por fora da bolsa, com o mesmo tecido em patchwork.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível