on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um pavão de origami

O origami é a arte tradicional japonesa de criar esculturas tridimensionais fazendo dobras estratégicas em papel. Os origamis podem ser simples, como o bem conhecido grou, ou extremamente complicados, exigindo centenas ou milhares de dobras. Um pavão de origami é uma técnica muito simples. Ela apresenta um produto final impressionante em apenas alguns passos.

Instruções

A arte do origami tem sido praticada no Japão desde o século 17 (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Segure o quadrado de modo que ele fique com forma de diamante. Dobre-o ao meio na vertical. Pressione firmemente a dobra e, depois, desdobre. Deve haver uma dobra bem definida de uma ponta à outra.

    Loading...
  2. Pegue o lado inferior esquerdo e dobre-o de modo que a borda do papel encontre a dobra central. Repita com o canto inferior direito. As bordas inferiores deverão estar uma em frente à outra ao longo da dobra central, criando uma ponta na parte inferior do papel.

  3. Pegue cada uma das pontas que você trouxe até a dobra central e dobre-as de volta, de modo que fiquem nas dobras criadas no Passo 2. As dobras deverão parecer uma gola de camisa.

  4. Dobre a peça inteira ao meio, horizontalmente, puxando a ponta de baixo para cima, de modo que ela encontre a ponta superior.

  5. Pegue a ponta estreita que está agora no topo da peça e dobre-a de volta, reduzindo pela metade o ângulo no canto inferior esquerdo. A ponta deve estar projetada para a direita e a parte inferior da peça deve estar uniforme e plana.

  6. Segure a dobradura pelo lado esquerdo e puxe o lado direito da parte traseira dobrando a peça ao meio, na vertical, invertendo o vinco criado no Passo 1. Isso fará com que a ponta fina fique normal novamente. Siga a dobra natural, fazendo a ponta fina ficar mais fina.

  7. Pegue a ponta estreita e puxe-a para cima e para a esquerda. Quando estiver paralela ao canto oposto, faça uma dobra e, em seguida, desdobre.

  8. Faça uma dobra ao longo da ponta estreita, abrindo a parte inferior como um livro, virando-a do avesso. Em seguida, dobre-a novamente com a ponta apontando para cima. O lado longo deve estar alinhado à parte mais alta do papel. Isso criará o pescoço do pavão.

  9. Faça outra dobra em forma de capuz, dessa vez muito pequena, no topo da ponta estreita. Isso fará com que a ponta fique horizontal novamente, criando a cabeça do pavão.

  10. Faça três dobras em forma de sanfona na vertical nas duas partes da aba da parte de trás. Aperte com força e abra.

  11. Faça uma pequena dobra na parte superior para criar uma aparência mais arredondada nas penas que formam o leque.

Loading...

O que você precisa

  • Folha de papel quadrada

Referências

Loading ...
Loading ...