Mais
×

Como fazer um pavio para uma lamparina de óleo vegetal

Atualizado em 21 novembro, 2016

Lamparinas de óleo vegetal são uma alternativa a velas para produzir uma iluminação romântica ou para usar quando faltar eletricidade. As lamparinas podem usar óleo novo ou previamente utilizado de qualquer fonte vegetal, como azeite, óleo de girassol ou canola. Você pode fazer pavios de um pedaço de linha ou lã, e então passar esta linha em um suporte para fios de modo que ela fique de pé no óleo sem ficar submergida.

Instruções

Óleo vegetal é uma alternativa e um combustível reciclável para lamparinas a óleo (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Escolha um recipiente de vidro para usar na lamparina a óleo e meça a distância da base até a borda. Esta é a altura máxima do pavio.

  2. Meça um pedaço de fio ligeiramente menor que a altura do recipiente, mas não corte o fio. O fio deve ser bem fino para que esta tarefa possa ser facilmente feita com as mãos. Esta peça é por onde passará o pavio de barbante.

  3. Torça o fio duas a três vezes abaixo do pavio. Ele deve parecer com um pedaço de fio vertical com dois anéis abaixo em um formato espiral. As torcidas são para dar ao pavio uma base sólida no fundo do recipiente.

  4. Faça um segundo pavio se necessário separando outra seção de fio na altura do recipiente e corte o fio no topo com o alicate de corte. Isto não é necessário, mas adicionará mais luz ou calor. Se não for adicionar um segundo pavio, corte o fio na ponta do fio torcido.

  5. Corte um pedaço de fio na altura de uma das peças verticais do fio e empurre-o por todo o comprimento do fio. Repita para o outro pavio se for utilizar dois.

  6. Coloque o fio e os pavios dentro do recipiente e esmague-o para que os fios apoiem os pavios adequadamente. Encha o recipiente com óleo até ficar abaixo do topo do pavio e acenda.

O que você precisa

  • Recipiente de vidro
  • Régua
  • Fio
  • Alicate de corte
  • Barbante ou lã
  • Tesoura
  • Óleo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article