Mais
×

Como pedir dispensa para ir a um funeral

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A morte de um parente ou amigo é um dos momentos mais dolorosos e tristes que a vida pode trazer a você. Apesar de todos os sentimentos de dor, choque e melancolia, não faltam inúmeras providências que precisam ser tomadas imediatamente. Por exemplo, além de agendar passagens e decidir onde ficará hospedado ou com quem, você também precisará justificar sua ausência do trabalho por alguns dias. Uma boa ideia é escrever uma carta formal explicando porque está solicitando dispensa.

Instruções

Uma carta oficial, pedindo dispensa para ir a um funeral, é sua melhor opção (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Formatação e conteúdo da carta

  1. Digite seu endereço residencial no canto superior esquerdo do papel. Pule uma linha e digite a data, pule mais uma linha e digite seu endereço comercial.

    A dor da perda (baddesley clinton image by david hughes from Fotolia.com)
  2. Pule mais uma linha e digite "Pedido de dispensa" ou "Pedido para ser dispensado por alguns dias." Preencha a linha em branco com o número de dias de que precisará.

  3. Digite "Prezado" e o nome do seu chefe ou diretor de Recursos Humanos. Pule uma linha e explique que recebeu notícias do falecimento de uma pessoa de sua família ou de um amigo. Se for um parente próximo, explique sua relação com essa pessoa.

  4. Forneça os detalhes de sua viagem, se houver. Explique para seu patrão que viajará para um enterro, se for necessário, e que terá que ajudar a organizar o funeral, ou a receber seus parentes. Informe quantos dias de dispensa serão necessários.

  5. Dê detalhes de como seu chefe poderá encontrá-lo durante esse período. Muitos empregadores não necessitarão dessa informação, mas alguns poderão querer entrar em contato. Você pode escrever, por exemplo, "Durante esse período, a melhor forma de entrar em contato será por correio eletrônico".

    Cemitério (Caveaux image by Samuel Moulin from Fotolia.com)
  6. Digite "Atenciosamente," e seu nome, logo abaixo.

Dicas

  • Se você estiver muito angustiado, é perfeitamente normal explicar em algumas linhas, na sua carta, que você prefere não se envolver com trabalho no momento.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article