Comportamento

Como saber se a pedra de um anel é diamante ou zircônia

Escrito por tina cisneros | Traduzido por erika f. curto
Como saber se a pedra de um anel é diamante ou zircônia

Anéis de CZ são muito mais baratos do que anéis de diamante

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Zircônia cúbica (ou CZ) é uma pedra sintética muito similar ao diamante. Seria necessário um olhar perspicaz para distinguir uma da outra. Se você tem um anel e está em dúvida se é um diamante ou um CZ, existem alguns testes que podem ser feitos para verificar. Porém estes testes não são infalíveis. Seria melhor contar com a ajuda de um joalheiro que tenha o equipamento e treinamento adequados para examinar a pedra.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Lâmpada
  • Réplica do anel
  • Lupa
  • Microscópio
  • Lupa de joalheiro com ampliação de 10 vezes

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Segure o anel em baixo de uma luz clara e suavemente gire-o de um lado para outro, enquanto examina a pedra. Uma pedra CZ vai brilhar mais do que um diamante por conta dos feixes coloridos do arco-íris, chamados de dispersão. Uma CZ parecerá brilhar e reluzir mais do que um diamante.

  2. 2

    Realize um teste de névoa sobre a pedra no anel. Isso pode ser difícil com uma pedra pequena, mas se ela for grande você deve conseguir executar o teste. Sopre o diamante como você faria para embaçar um espelho. Se a pedra permanecer nebulosa, não é um diamante real. Os diamantes não retém calor.

  3. 3

    Compre um anel de zircônia em uma loja de varejo. Jóias de CZ são relativamente baratas, então compre uma similar em estilo e aparência ao anel em questão. Pedras de zircônia pesam o dobro que as de diamantes. Você pode colocar o anel em questão em uma balança e o anel de CZ em outra. Se o anel pesar mais, é provável que seja CZ ou uma pedra falsa, e não um diamante.

  4. 4

    Visite o joalheiro local. Ele pode usar uma lupa, microscópio, ou lupa de joalheiro com ampliação de 10 vezes para examinar a pedra. Pedras de zircônia são impecáveis​​, enquanto os diamantes na realidade têm leves defeitos. Portanto se a pedra estiver muito limpa, não é diamante. Os diamantes têm inclusões que são altamente visíveis sob ampliação. Pedras de CZ são incolores. Essa qualidade só existe em diamantes raros, por isso geralmente é um sinal de que a pedra é zircônia.

  5. 5

    Peça ao joalheiro que examine as facetas da pedra. Ele deve olhar para as bordas das facetas de forma afastada dele. Se o joalheiro ver que as facetas estão duplicadas, não é um diamante.

  6. 6

    Pergunte ao joalheiro qual a certeza dele referente sua avaliação da pedra. Se ele não tiver certeza, pode enviar o anel à um laboratório de joias, onde ela pode ser conclusivamente identificada.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media