O que é a pedra Tanzanita?

Escrito por j. lang wood | Traduzido por poliana r. garrido
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é a pedra Tanzanita?
A forte cor azul arroxeada da tanzanita a torna uma bela aquisição para qualquer coleção de joias (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

A Tanzanita é uma das joias mais caras do mundo. A forte cor azul arroxeada das pedras as tornam um elemento altamente desejável em todo tipo de joalheria incluindo pingentes, braceletes, brincos e anéis. É usada em vários estilos modernos, tornando-a popular entre os jovens. A pedra Tanzanita pode variar de cor e qualidade, o que, via de regra, influencia o preço pago pelos compradores.

Outras pessoas estão lendo

Sobre a Tanzanita

A Tanzanita leva o nome do país do leste africano Tanzânia, o único lugar onde essa gema é encontrada. Dizem que ela foi descoberta em 1967 sob as sombras do Monte Kilimanjaro. A Tanzanita é uma variedade do mineral zoisita, o qual contém cálcio, alumínio, oxigênio, hidrogênio e silício, segundo o website "WebMineral".

A zoisita recebe tratamento térmico para produzir um tom azul safira com reflexos roxos, normalmente associado às pedras de tanzanita. In natura, estas pedras podem variar de cor em tons de marrom, vermelho, azul e amarelo esverdeado. A Tanzanita não é exatamente uma pedra dura, portanto, ela deve ser usada com cuidado e protegida de impacto, além de evitar o uso excessivo.

Processamento da Tanzanita

Ainda que o reconhecível roxo azulado em algumas tanzanitas ocorra naturalmente, muitas gemas tem de ser tratadas para adquirir esta cor específica. Geralmente, as pedras são cortadas e polidas antes de ser aquecidas a uma temperatura de 371º C, de acordo com o website "TheGemSociety". Isto fixa a cor permanentemente. Supõe-se que todas as gemas de tanzanita comercializadas recebam tratamento térmico, mesmo que, às vezes, a natureza produza o aquecimento. Geralmente, as pedras maiores têm uma cor mais violeta, enquanto as menores produzem tons mais azulados.

Qualidade da Pedra

As tanzanitas mais valiosas são aquelas com uma cor mais rica e profunda, quer seja um roxo azulado ou um azul arroxeado. Pureza também é um fator importante, isto é, pedras sem marcas ou impurezas. Tanzanitas de cor azul mais pálido são frequentemente encontradas, mas estas não alcançam os altos preços das pedras de cor mais forte. Certifique-se de que a pedra que quer adquirir é uma tanzanita natural, verdadeira. As pedras criadas em laboratório, chamadas de tanzaniques, estão disponíveis no mercado e imitam a cor da tanzanita mas não são tão valiosas.

Comprando pedras

Como as tanzanitas são encontradas em apenas um lugar no mundo, compradores podem encontrar várias afirmações exageradas sobre sua raridade e valor. Sempre compre de negociantes de boa reputação com uma reputação sólida no mercado de pedras preciosas. As pedras maiores normalmente tem uma coloração melhor, então, prefira estas às menores sempre que possível. Tenha cuidado especialmente quando encomendar tanzanitas durante viagens. Pode ser difícil avaliar a reputação do vendedor. Cuidado com vendedores que usam os nomes das melhores companhias de pedras mas que não tem uma conexão verdadeira com elas.

Não perca

Recursos

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível