Como usar pedras d'água para afiar

Escrito por marianne moro | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar pedras d'água para afiar
A pedra d'água é útil para amolar ferramentas como lâminas de facas (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)

Pedras d'água japonesas são um instrumento tradicional para afiar, usado para amolar e renovar a ponta de facas, tesouras e ferramentas industriais como lâminas de serras. As pedras d'água são compostas de silicato e argila, e são preferidas às artificiais por artesãos e marceneiros. Existem vários tipos de pedras d'água naturais e cada uma possui uma qualidade de afiação um pouco diferente da outra. Algumas empresas oferecem pedras d'água fabricadas que imitam as características das compostas por sedimentação natural.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escolha entre as pedras d'água naturais e artificiais. As naturais, geralmente retiradas de minas perto de Kyoto, no Japão, variam bastante na qualidade devido à mineração constante na área durante muitos anos. Pedras de qualidade inferior podem ter pedaços de areia incorporados. As pedras artificiais, disponibilizadas por diversos fabricantes, proporcionam uma variedade constante de tipos por um preço baixo.

  2. 2

    Diferencie entre pedras d'água moles e duras. As duras podem incorporar partículas do equipamento que está sendo afiado. Você pode evitar isso usando uma pedra mais mole, porém, ela deteriora mais rápido.

  3. 3

    Aprenda sobre as classificações da pedra. Existem três tipos de pedra d'água -- grossa, média e fina -- e cada uma possui uma quantidade de grânulos que designam a capacidade de afiação da pedra. A numeração de grânulos varia de 120 a 8.000. Essas categorias indicam a quantidade de brita na pedra. Quanto maior a numeração de grânulos, menor a quantidade de partículas de brita na pedra.

  4. 4

    Ajuste a pedra à tarefa. Se você está afiando uma lâmina gasta, use uma pedra com o número de grânulos de 120 a 400. Para amolar facas de cozinha comuns, um pedra com numeração entre 700 e 2.000 funciona melhor. Se você precisa eliminar arranhões deixados em equipamentos de corte por pedras ásperas, você pode usar uma numeração 2.000 ou acima.

  5. 5

    Molhe a pedra antes de usar. A pedra de óleo é outro tipo de instrumento de afiação, por isso, é importante fazer uma distinção entre as duas. Usar óleo em uma pedra d'água pode destruir seu poder de afiação. Ponha a pedra de molho na água de 20 a 30 minutos antes do uso.

  6. 6

    Deslize a faca ou outro instrumento ao longo da pedra d'água em um ângulo. Uma rebarba (uma leve endentação) se forma depois que o aço é amolado para baixo. Use uma pedra mais fina para polir a lâmina e eliminar a rebarba.

  7. 7

    Deixe sua pedra d'água em um lugar plano para prolongar seu uso. Depois de muito utilizada, ela perde seu formato e sua capacidade de afiação. Guarde a pedra em uma superfície plástica e esfregue-a em uma lixa arenosa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível