As pedras de Diamonique são como diamantes verdadeiros?

Escrito por rochelle leggett | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As pedras de Diamonique são como diamantes verdadeiros?
As pedras Diamonique têm tanto similaridades quanto diferenças em relação aos diamantes verdadeiros (Creatas/Creatas/Getty Images)

Os diamantes são apreciados em joias por sua durabilidade e brilho intenso. Eles são também comumente usados em anéis de noivado. Contudo, os diamantes são extremamente caros, o que leva muitas pessoas a procurar alternativas. A empresa QVC tem uma linha de produtos chamada "Diamonique", que são joias contendo pedras similares a diamantes. Elas são feitas de zircônia cúbica e têm tanto similaridades quanto diferenças em relação aos diamantes verdadeiros.

Outras pessoas estão lendo

Diamantes

Um diamante é uma pedra preciosa composta de carbono que tem propriedades únicas. Ele é uma das substâncias mais duras da Terra, tendo pontuação de 10 na escala de dureza de Mohs. Ele também é a substância com o maior ponto de fusão e é o melhor condutor de calor. Para usos em joias, o diamante tem um dos maiores índices de refração em relação a outras pedras preciosas, de valor 2,42, o que significa que poucas pedras podem equiparar-se a ele ou exceder seu brilho. Os diamantes incolores são os mais usados em joias, exceto por alguns outros raros e desejáveis, que podem existir em várias cores.

Zircônia cúbica

A zircônia cúbica é um material criado artificialmente com o nome técnico de dióxido de zircônio. Quando achado naturalmente, o dióxido de zircônio é chamado baddeleyíta e tem a mesma composição química da zircônia cúbica, mas com uma estrutura de cristal diferente. A forma de cristal da zircônia cúbica possui pequenas quantidades de óxido de ítrio e óxido de cálcio adicionados. Mudar a estrutura do cristal permite que a pedra possa ser cortada como um diamante. A zircônia cúbica é incolor, mas outras substâncias podem ser adicionadas para criar cores diferentes. Essa substância tem um índice de dureza de Mohs que varia de 8,25 a 8,5 e um índice de refração de 2,15. A zircônia cúbica é uma das mais populares e baratas imitações de diamante e o principal componente das pedras de Diamonique.

Similaridades

Para um amador, distinguir visualmente a zircônia cúbica de um diamante pode ser difícil. Ambos tem um alto índice de refração, resultando em brilho parecido quando cortadas. A zircônia cúbica tem os mesmos cortes de um diamante, de forma que suas formas são idênticas. A diferença mais óbvia entre esses dois materiais é que uma pedra de Diamonique pesa mais do que um diamante do mesmo tamanho. Visualmente, os diamantes verdadeiros e as pedras de Diamonique são quase indistinguíveis.

Diferenças

Quimicamente, as pedras de Diamonique não âm qualquer semelhança com os diamantes verdadeiros. Elas são também mais macias e podem ser riscadas por muitos outros materiais mas, com o cuidado adequado, o usuário da pedra Diamonique pode nunca perceber, pois elas também são bem duras. Além disso, devido ao fato de serem pedras de imitação, e não pedras preciosas, que são muito mais raras, as Diamonique não possuem o valor de revenda de um diamante real. Apesar de as pedras Diamonique e os diamantes reais parecem quase idênticos, os diamantes tem mais valor devido à sua raridade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível