O que as pedras preciosas simbolizam?

Escrito por caitlin kelly | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que as pedras preciosas simbolizam?
Gemas (Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images)

As pedras preciosas têm um significado especial e até místico para os humanos. Algumas civilizações antigas acreditavam que certas gemas detinham propriedades especiais de cura e eram usadas para a confecção de joias cerimoniais. As culturas modernas ainda associam certas pedras preciosas a significados ou até mesmo propriedades espirituais. Ao dar uma delas de presente, as pessoas às vezes as escolhem por seu significado.

Outras pessoas estão lendo

Diamante

O nome "diamante" vem da palavra grega que significa "indestrutível" ou "inconquistável", já que o diamante é a substância mais dura conhecida. Em virtude do seu significado e por causa da sua pureza e beleza, os diamantes têm sido usados em anéis de casamentos e de noivado. Eles representam um amor puro e inquebrável. Diz-se também que os diamantes elevam as conexões espirituais e simbolizam o intelecto e status alto.

O que as pedras preciosas simbolizam?
Diamantes (Comstock/Comstock/Getty Images)

Esmeralda

A esmeralda, que é em geral de cor verde, é a pedra dos que nasceram no mês de maio. Essas gemas são associadas à estabilidade e equilíbrio, assim como a amor e sensualidade, de maneira que constituem um presente apropriado e cheio de significado, quando se tenta simbolizar a duração de um relacionamento de longo prazo. Elas podem significar criatividade, inteligência e comunicação, também. Por isso, podem ser dadas quando uma pessoa está começando uma nova carreira ou prosseguindo estudos mais adiantados.

O que as pedras preciosas simbolizam?
Esmeraldas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Rubi

Os rubis, com sua tonalidade vermelho escuro, têm sido as pedras escolhidas pela realeza, em parte porque significam sabedoria e consciência alerta. Elas podem ser dadas para alguém que está enfrentando uma decisão difícil ou como apreciação para alguém que está demonstrando boa capacidade de julgar. Diz-se dos rubis que eles ajudam a facilitar as transições, propiciando clareza. Diante da mudança, os rubis significam bons conselhos e razão.

O que as pedras preciosas simbolizam?
Rubi (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Ametista

A ametista, que é roxa, deriva seu nome da Grécia antiga. Significa "sem embriaguez", porque os gregos acreditavam que portar uma ametista evitava que a pessoa ficasse intoxicada. Embora atualmente se saiba que isso não é verdade, a ametista ainda carrega um significado semelhante. Ela pode significar o apoio para alguém que está tentando superar um vício. Também indica dignidade e sabedoria. Os bispos da igreja Católica tradicionalmente usam um anel de ametista para expor outros possíveis significados para a pedra, que são a esperança e o sacrifício.

O que as pedras preciosas simbolizam?
Ametista (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Opala

As opalas são também conhecidas como a "Gema dos Deuses" e seu significado mudou muitas vezes ao longo da história. Na Europa medieval, muitas pessoas a associavam com o Olho do Mal e algumas acreditavam que olhar para elas trazia má sorte. O significado da opala transformou-se em algo muito menos agourento, mas não completamente desprovido de negatividade. As opalas são um símbolo de amor e emoção, mas diz-se que elas trazem má sorte aos namorados infiéis. Os videntes e médiuns também usam opalas porque acredita-se que elas elevam a compreensão psíquica.

O que as pedras preciosas simbolizam?
Opala (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível