×
Loading ...

Meu peito dói ao respirar enquanto corro

Atualizado em 10 maio, 2017

Dor no peito é sempre assustadora, especialmente quando ocorre ao respirar fundo. Ela pode ser causada por várias condições, algumas benignas e outras perigosas. Se estiver correndo e seu peito doer, pare o que está fazendo. Caso não melhore rapidamente, procure tratamento médico de emergência.

A dor no peito ao correr merece avaliação médica (Janie Airey/Photodisc/Getty Images)

Asma induzida por exercícios

Se você tiver asma, já estará familiarizado com a tosse, a respiração ofegante e o aperto no peito que acompanha uma crise. Mesmo se não sofrer desses sintomas normalmente, a dor no peito em conjunto com a falta de ar ao correr pode indicar asma induzida por exercícios. Esses sintomas costumam começar vários minutos depois do início da corrida e podem durar por até uma hora depois de você parar. Correr em tempo frio pode piorar a situação. Seu médico pode lhe dar remédios para tomar antes ou depois de correr para ajudar a prevenir e tratar uma crise.

Loading...

Dor cardíaca

A primeira coisa que pode vir à mente ao sentir dor no peito ao correr é um enfarto. Se a dor piorar ao respirar profundamente, segundo o Conselho Americano de Exercícios, geralmente não está associada ao seu coração, pois a dor do enfarto não piora ao respirar. Os sintomas do enfarto incluem uma dor esmagadora, dor no braço esquerdo ou na mandíbula, aperto no peito, fadiga e fraqueza ou desmaio súbito. Caso você sinta algum desses sintomas, ligue para 192 imediatamente.

Distensão muscular

Ao correr, você pode distender um músculo da parede do tórax ou de outra parte superior do tronco. Isso pode causar dor e, se o músculo estiver perto do diafragma ou na parede do tórax, este desconforto pode piorar ao respirar profundamente. Você pode conseguir determinar onde está o músculo distendido ao mover o corpo e notar que movimentos pioram a dor. Se você distendeu um músculo, descanse a área. Aplique gelo ou calor para obter conforto e se não melhorar em alguns dias, consulte um médico.

Infecção pulmonar ou coágulo sanguíneo

Dor súbita ao respirar pode indicar uma infecção pulmonar, como pneumonia ou pleurite. Se você teve um resfriado ou infecção respiratória leve e sentir dor ao correr, peça para seu médico avaliar se você possui uma infecção pulmonar. Um embolismo pulmonar, ou coágulo no pulmão, é outra condição que pode causar dor súbita ao respirar profundamente. Qualquer dor aguda ao respirar que não passe após alguns minutos vale uma visita ao seu médico.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...