×
Loading ...

Como saber quando seu peixe de aquário está próximo de ter filhotes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você é novo no aquarismo ou tem anos de experiência nessa atividade, não importa. Criar peixes e vê-los se reproduzir é muito gratificante. Algumas espécies de peixe, como barrigudinhos e molinésias, se reproduzem facilmente em aquários, enquanto outros são mais difíceis nessas condições. Mas, independente da espécie, o importante é reconhecer quando o seu peixe está prestes a desovar. Percebendo os sinais cedo, você poderá remover o peixe para outro aquário, onde as condições são mais seguras para os recém-nascidos.

Instruções

Transfira o peixe fecundado para outro aquário (Getty Images)
  1. Conheça as características do peixe antes de tentar criá-lo. Sabendo como o peixe se comporta, você saberá determinar o que é um comportamento normal do animal.

    Loading...
  2. Preste atenção em ações que parecem ser fora do comum para os peixes. Algumas fêmeas fecundadas podem tornar-se apáticas e lentas, enquanto, normalmente, elas mantinham um comportamento mais ativo.

  3. Observe as laterais do peixe enquanto nada. Molinésias, por exemplo, vão inchar e tornar-se muito arredondadas pouco antes de dar à luz. Uma fêmea que irá pôr ovos terá, aproximadamente, a mesma aparência antes de colocá-los para o macho fertilizar.

  4. Procure um sinal, chamado ponto gravídico, logo atrás das barbatanas laterais, que fica mais evidente quando a gestação está perto de seu fim. Você pode até mesmo ser capaz de ver os bebês em desenvolvimento dentro desse ponto em peixes de cor clara.

  5. Preste atenção se o peixe começar a se esconder e ter dificuldades em nadar. Ambos são sinais de que o parto está próximo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...