Qual tipo de peixe-limpador é adequado para limpar um aquário de peixes dourados?

Escrito por naomi bolton | Traduzido por victor ferreira
Qual tipo de peixe-limpador é adequado para limpar um aquário de peixes dourados?
Os peixes dourados produzem muita sujeira, o que possibilita o crescimento de algas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O peixe dourado possui um corpo pesado e come muito para seu tamanho, produzindo assim uma grande quantidade de resíduos metabólicos que possibilitam o crescimento de algas indesejadas. Os peixes-limpadores se alimentam de algas; por isso, quando colocados no aquário dos peixes-dourados, ajudam a reduzir a presença de algas e manter o ambiente limpo. Os peixes como o cadoz e o bagre são apropriados para limpar um aquário de peixes dourados. No entanto, os peixes-limpadores precisam de alimentos suplementares quando o aquário estiver limpo.

Cadoz balitoridae

Esse peixe é encontrado em córregos com cursos de águas rápidas, em altitudes elevadas. Ele pode ser domesticado em aquários não aquecidos, o que faz com que essa espécie possa ser colocada em um aquário de peixes dourados. No entanto, a espécie em questão equer altos níveis de oxigênio, por isso, será necessário colocar uma bomba no aquário. Ele também precisarão de alimentação suplementar quando o aquário estiver limpo. O cadoz é acostumado a correntes de água rápidas, mas irá se adaptar ao aquário se o nível de oxigênio estiver alto.

Dojô ou peixe cobra

O dojô é um peixe fino, ativo que chega a mais de 15 centímetros de comprimento. Ele prefere se alimentar em cascalhos finos e normalmente se refugia neles. É importante colocar um dossel no aquário enquanto esse peixe estiver no local, pois às vezes ele pode pular para fora. Esses peixes dóceis são espécies de água gelada; portanto, se adaptam facilmente ao aquário de peixes dourados. Os dojôs são "durões", pois conseguem sobreviver em ambientes marinhos precários e em baixos níveis de oxigênio. Esse peixe consegue engolir o ar atmosférico e extrair o oxigênio em seu estômago.

Coridoras

As coridoras são peixes dóceis. Esses pequenos bagres são perfeitos para viver em aquários de peixes dourados, contanto que sua dieta seja suplementada. As coridoras são sociáveis e devem ser domesticadas em grupos pequenos. É importante alimentar esse peixes uma vez que esgotaram as algas do aquário. Eles irão aceitar pelotas de camarão e pastilhas de algas.

Hoplo (tamboatá)

Esse bagre sul-americano é um peixe pacífico destemido o bastante para ser incluído em um aquário de peixes dourados. Ele não se esconde e pode ser admirado por sua aparência atraente. Os hoplos aceitam avidamente qualquer ração que afunde, nos períodos em que o aquário estiver livre de algas. Eles podem chegar a mais de 20 centímetros de comprimento.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível