Mais
×

O que os peixes cascudos comem?

Atualizado em 21 novembro, 2016

O peixe cascudo, também apelidado de "pleco", é um tipo de peixe de água doce, geralmente usado em tanques ornamentais. Eles são comumente chamados de "peixe chupa-pedra", um apelido derivado de seus hábitos alimentares. Comedores principalmente de algas, eles "chuparão" as superfícies dos seus ambientes, a fim de obter alimentos. Apesar do comportamento aparentemente vegetariano, esses peixes são realmente onívoros, comendo ocasionalmente pedaços de carne.

Os cascudos chupam as superfícies em busca de alimentos (Jerry Yulsman/Photodisc/Getty Images)

Na natureza

Em ecossistemas naturais de água doce, os cascudos consumirão as algas que crescem sobre rochas, plantas aquáticas, e madeira. Assim, eles geralmente têm acesso a uma alimentação abundante. Eles não comerão apenas dietas equilibradas entre a nutrição das algas e a fibra de madeira, mas também os restos de carne de criaturas falecidas ocasionalmente.

Em cativeiro

Os cascudos são conhecidos por sua capacidade de limpar as paredes de vidro e as decorações de tanques de peixes ao comer as algas que crescem naturalmente nesse ambiente. Os tanques contendo os cascudos não devem ser livres de algas, pois esse é o alimento de sustento mais natural para eles. No entanto, limpe o excesso de algas se um cascudo não consumi-las após um tempo significativo.

Embora o cascudo obtenha nutrição consumindo as algas que se acumulam em um tanque, um proprietário deve complementar a dieta do peixe, especialmente se o vidro for limpo regularmente. Há uma variedade de opções para a criação de uma dieta equilibrada para um cascudo, listadas abaixo.

Pelotas e flocos

Para alimentar um cascudo, use comida de peixe disponível no mercado normal. Um cascudo comerá os flocos que caíram no fundo do tanque. Se outros peixes comem os flocos antes de ter tido tempo para descer, ele ficará bem. Na verdade, ele pode aprender a nadar para cima durante a alimentação para consumir os flocos antes de terem caído. No entanto, se os peixes concorrentes continuarem a comer os flocos flutuantes, mude para uma ração de pelota para peixe. As pelotas podem ser do tipo genéricas, mas também vêm projetadas para a alimentação específica para bagre, que é uma opção mais desejável de alimento para o cascudo.

Vegetais

Os plecos podem comer muitos dos mesmos vegetais que os humanos comem. Por exemplo, é possível colocar pequenos pedaços de abobrinha, pepino e abóbora em um tanque e esperar a felicidade de um cascudo. Os vegetais podem ser crus mas não use peças que foram preparadas com óleos ou temperos. Além disso, folhas verdes, como alface, servem como uma excelente fonte de alimento para eles. É possível comprar uma suporte de alimentos para os tanques de peixes ou fazer um aparelho para que a comida chegue no fundo do aquário.

Madeira e plantas aquáticas

É possível colocar um pedaço de madeira dentro do tanque de cascudos para beneficiar consideravelmente a dieta do peixe. A madeira junta facilmente as algas e atua como uma fonte de fibra.

O cascudo de cativeiro também se beneficia com a implantação de uma planta real na bacia ou no tanque. As plantas aquáticas estão disponíveis em quase todas as loja de animais. Embora uma planta de plástico sirva como uma fonte de formação de algas, as plantas reais proporcionam uma dieta mais equilibrada e juntam as algas mais facilmente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article