Lazer e cultura

Peixes resistentes para aquários de iniciantes

Escrito por dorothy mundy | Traduzido por danilo rodrigues
Peixes resistentes para aquários de iniciantes

O peixe-palhaço é um excelente começo para aquários exóticos

clown fish nemo image by scalesy from Fotolia.com

Procure escolher uma raça de peixe para o tipo de seu aquário — seja uma raça de água doce, exótica ou tropical. O aquário mais fácil para começar é o de água doce. É mais barato do que as outras opções, e requer menos manutenção. Aquários de água doce fornecem um habitat para peixes de água doce e peixes tropicais. O melhor peixe para se iniciar um aquário de água doce é o peixinho dourado, mas também existem outras boas opções.

Outras pessoas estão lendo

Peixes de água doce

O peixinho dourado comum é resistente, de vida longa, e pode crescer até cerca de 20 centímetros de comprimento. Este peixe é de barbatanas curtas e existe em várias cores. Não é particularmente sensível a alterações na temperatura da água, o que significa menos preocupação de morte ou doença ao trocá-la. Eles possuem uma dieta que varia entre alimentos frescos, congelados e em flocos, sendo fácil mantê-los saudáveis. Outras variedades do peixinho dourado - como Shubunkin azul, Cometa e Fantail (duas caudas) - são boas escolhas pela mesma razão que o comum. Eles não são sensíveis a alterações na temperatura da água e possuem uma dieta mista. O dojô é um peixe resistente, respira oxigênio e precisa vir à tona regularmente. Eles gostam de se enterrar, então você deve fornecer uma camada de cascalho profunda no chão do aquário. O dojô é um bom companheiro para outros peixes, gosta de estar em grupos quando em repouso. Este peixe pode se tornar bastante domesticado, e até mesmo alimentar-se na mão de seus donos.

Peixes tropicais

Os peixes dânio-pérola são sutilmente coloridos, aceitam todos os alimentos e são tolerantes à água fria. Eles são muito ativos e ficam bem em grupos de seis ou mais. Certifique-se de que eles tenham espaço para nadar e um fluxo de água a partir de um filtro. Estes peixes são pacíficos e adequados a aquários comunitários. Os peixes-zebra possuem tons de roxo com pequeno listramento. Eles ficam bem em grupos de seis ou mais. Este peixe não é sensível a mudanças de temperatura da água e pode ser mantido no interior de um aquário não aquecido. Os peixes platy são amarelos com cauda preta. Este peixe está disponível em centenas de formas, algumas com barbatanas dorsais mais longas. Ele se reproduz em aquário, então mantenha uma proporção de duas fêmeas para cada macho. Este peixe é ótimo para iniciantes, porque tolera baixos níveis de nitrato.

Peixes Exóticos

O peixe-palhaço é resistente, relaciona-se com corais e é encontrado facilmente. Mantenha-o em pares, com apenas uma espécie de peixe-palhaço por tanque, para que eles não briguem. São reproduzidos agora em aquários, para que se adaptem melhor à vida em cativeiro. Assim, também ficam menos propensos a contrair doenças ou morrer. A castanheta é barata e facilmente encontrada. Este peixe come uma variedade de alimentos, incluindo flocos. Ele é compatível com a maioria dos outros peixes, fica bem em tanques lotados e é muito resistente a doenças. O camarão-limpador é vermelho e branco. Ele sobe nos peixes, removendo parasitas e pedaços de pele velha e ajuda a manter o tanque limpo. Pode ser mantido em grupos, reproduz-se em cativeiro e é ativo durante o dia.

Corais Moles

Corais moles são resistentes e de baixo custo. Use dois ou mais tubos de luz T8, duas ou mais T5S ou iluminação de iodetos metálicos. Forneça fluxo de água moderado a forte - cerca de 10 vezes o volume do tanque por hora -- via powerheads (bombas submersíveis universais). Pólipos estrela são verde brilhante em uma estrutura roxa. Esse coral se espalha rapidamente e pode ser colhido e vendido a outros entusiastas de aquário. Esta planta gosta de plânctons (pequenos invertebrados), necessita de luz brilhante e fluxo de água moderado. Os corais Bush possuem uma variedade de espécies e ficam bem em cativeiros. Eles necessitam de luz brilhante e forte fluxo de água. Este coral requer menos espaço no tanque do que outras espécies e não gosta de ser movido. Ele gruda em rochas e pode rasgar se for afastado. Ele fornece abrigo e sombra para os peixes. Os cogumelos Knobbly necessitam de luz e fluxo de água moderados. Eles se espalham pelas rochas durante a alimentação, pegando comida que cai em seu alcance. Esta é uma planta facilmente mantida e se dá bem com iluminação fluorescente. Ela ajuda a manter o tanque limpo, pois pega alimentos antes que se assentem no fundo do tanque.

Outras considerações

Um aquário comunitário (mais de uma espécie) deve ser de 60 centímetros por 30 centímetros de altura e largura. Não misture peixes muito grandes com peixes muito pequenos. Escolha peixes que nadam em diferentes níveis -- baixo, médio e superfície -- para evitar a competição por espaço. Inclua plantas vivas ou falsas para esconderijos e abrigos. Plantas vivas ajudarão a oxigenar a água. Compre peixes de aparência saudável, de uma loja aquática ou de animais de estimação. A água do aquário da loja deve ser clara e o vidro limpo e não deve haver nenhum peixe morto no tanque.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media