Pele vermelha e escamosa com perda de pelos

Escrito por stephany elsworth | Traduzido por bruno laget
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pele vermelha e escamosa com perda de pelos
Cães com pele avermelhada e perda de pelo sofrem, com frequência, de coceira (Dogs face image by adrian stones from Fotolia.com)

Existem muitas doenças que podem causar perda de pelo, com a pele vermelha e escamada nos cães. Esses sintomas podem ser causados por muitos fatores, incluindo infestações de parasitas, infecções causadas por fungos ou reações alérgicas. Algumas dessas condições vão desaparecer por si mesmas, mas outras são mais sérias e podem exigir uma intervenção médica extensiva.

Outras pessoas estão lendo

Sarna demodécica

De acordo com o site Pawprints&Purrs, a sarna demodécica ou demodex é causada pelo ácaro demodécico, que é encontrado em praticamente todos os cães. Normalmente ele não causa problemas, mas pode causar sarna em animais que tenham um sistema imunológico enfraquecido ou uma suscetibilidade genética. Os sintomas são a pele escamada e vermelha, perda de pelo e coceira em excesso. A perda de pelo pode ocorrer em certas áreas apenas, e nesse caso é uma sarna localizada. Se ocorrer pelo corpo todo, chama-se sarna generalizada. O veterinário tratará do seu animal usando um composto medicinal de aplicação local. Ele também pode recomendar um antibiótico se o cão possuir uma infecção secundária da pele de tanto coçar.

Sarna sarcóptica

O site Mar Vista Vet explica que a sarna sarcóptica também é causada por um ácaro, mas ao invés de viver na pele como o ácaro demodécico, as fêmeas de Sarcoptes scabei fazem túneis sob a pele para depositar ovos, o que ocasiona uma pele vermelha, escamosa, coceira extrema e perda de pelo. Um veterinário pode diagnosticar a doença examinando uma amostra de pele no microscópio.

Malassezia

A malassezia é uma infecção por fungos que é comum em cães. Os sintomas são vermelhidão, perda de pelo e pele oleosa ou escamada. O cão também pode desenvolver um odor desagradável, segundo o site Pet Education. A infecção pode ser diagnosticada através de uma raspagem de pele examinada no microscópio. O veterinário então prescreverá um xampu medicinal ou um remédio antifúngico para tratar a condição da pele.

Dermatite atópica

A dermatite atópica é causada por alergias. Os sintomas da dermatite alérgica, de acordo com o Family Vet, são vermelhidão, coceira e perda de pelos devido à coceira excessiva. Sendo uma reação alérgica, o cão pode apresentar outros sintomas de alergia, como espirrar ou tossir. A melhor opção é evitar o agente alergênico, mas se isto não for possível, o veterinário pode prescrever um anti-histamínico ou colocar o cão em uma dieta hipoalergênica.

Alergia a mordida de pulgas

Os cães podem desenvolver alergia a mordida de pulgas. Os sintomas são vermelhidão, coceira, pele descascada ou enrugada e perda localizada de pelos, principalmente na base da cauda. O site Pet Education recomenda tratar o cão usando um inseticida que é feito para matar pulgas adultas, assim como um regulador de crescimento de insetos que matará as pulgas jovens. O site recomenda também limpar bem o ambiente do cão para impedir os ovos das larvas de eclodir.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível