Mais
×

Peles sensíveis: como depilar os pelos faciais com cera

Atualizado em 17 abril, 2017

Os pelos faciais são um desenvolvimento extremamente constrangedor para muitas mulheres. Algumas delas têm muitas penugens, comumente encontradas nas bochechas, que previnem uma aplicação regular de maquiagem e um rosto perfeitamente finalizado. Outras desenvolvem pelos hormonais conforme envelhecem, incluindo fios no buço, queixo e narinas. Arrancá-los e segmentá-los são práticas comumente recomendadas para mulheres com pele sensível, mas com a variedade de produtos disponíveis para depilação atualmente, não há motivo para que elas não possam depilar seus pelos faciais.

Instruções

A depilação facial proporcionará uma superfície perfeitamente regular para a aplicação da maquiagem (face image by Patrizier-Design from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Realize um teste de toque. Certifique-se de que você não é sensível a nenhum dos produtos que for usar realizando um teste de toque dez a 30 minutos antes da depilação. Você pode fazê-lo na pele atrás das orelhas ou nos cotovelos internos para uma aproximação maior com a textura da pele facial. Se você desenvolver uma reação a qualquer produto de pré ou pós-depilação, ou à própria cera, não continue o processo até encontrar produtos aos quais você não seja sensível.

  2. Use uma solução de limpeza pré-depilação que contenha ingredientes antibacterianos, que vão diminuir a probabilidade de bactérias invadirem os folículos abertos. Ela também removerá qualquer óleo da pele que possa prevenir que a cera tenha aderência completa ao pelo. É especialmente importante que pessoas com pele sensível depilem uma área com a menor frequência possível, então, garantir a adesão adequada é vital.

  3. Passe um talco sem cheiro e superfino no rosto. Aplicar uma leve camada de talco criará uma camada protetora para evitar que a cera grude na pele sensível. Também ajuda a absorver quaisquer umidades indesejadas que possam prevenir a adesão adequada.

  4. Use o tipo certo de cera. A melhor cera para pele sensível é a cera quente. Ao contrário da cera em tiras, ela não exige um papel ou tira de depilação para ser removida. Ela é aplicada de forma espessa e em todas as direções para garantir que todos os pelos sejam atingidos, independentemente do padrão de crescimento. Conforme a cera esfria, ela endurece e se comprime, efetivamente envolvendo o pelo sem grudar na pele. A cera quente é apropriada para as narinas, bochechas, queixo, testa e acima ou entre as sobrancelhas. Ela não é recomendada para a depilação abaixo das sobrancelhas, pois pode ser mais difícil controlar uma aplicação precisa.

  5. Para depilar o arco de uma sobrancelha numa pessoa de pele sensível, use uma cera cremosa ou de zinco. Elas são geralmente formuladas com ingredientes calmantes e muitas vêm em versões sem cheiro, que são melhores para as peles sensíveis. A cera em tiras deve ser aplicada o mais finamente possível na direção do crescimento do pelo, e deve ser removida com tiras ou papel. O formato final deve ser completado com pinças. Sempre segure firmemente a pele ao depilar ou usar a pinça.

  6. Use um produto calmante pós-depilação. Esses tratamentos sempre são formulados com ingredientes calmantes, mas muitos também possuem óleos essenciais, então certifique-se de que o que você usar não inclua ingredientes aos quais você possa ser sensível. O azuleno e o aloe vera são comumente encontrados em tratamentos calmantes pós-depilação, devido às suas propriedades calmantes, anti-inflamatórias e hidratantes, e o óleo de melaleuca está presente em alguns como um antibactericida natural. Esses produtos geralmente são à base de óleo, o que ajuda a remover resíduos de cera. O desconforto após a depilação geralmente desaparece depois de 30 minutos a 24 horas, dependendo da pessoa.

Dicas

  • Se todos os pelos não saírem em duas aplicações de cera, tire o resto com uma pinça ou espere um dia para tentar novamente.

O que você precisa

  • Tratamento pré-depilação
  • Talco em pó
  • Cera quente
  • Tira para depilação (opcional)
  • Tratamento pós-depilação
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article