Mais
×

Como pendurar cortinas sem ferramentas nem danos à parede

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Você pode pendurar lindas cortinas nas janelas sem utilizar os tradicionais varões ou ferragens e sem furar a parede. Nenhuma ferramenta é necessária para pendurá-las.

Instruções

Instale cortinas de um jeito fácil e simples (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Tire a medida da largura e do comprimento do interior de cada janela, para comprar as cortinas do tamanho certo.

  2. Compre somente cortinas para varão. Isso significa que devem haver ilhós costurados ou aberturas próximas ao topo de cada cortina, nos quais o varão deve ser colocado.

  3. Compre varões de pressão do tamanho apropriado. Esses varões são ajustáveis e vêm em tamanhos variados. Por exemplo, um tamanho pode variar entre 30 e 60 centímetros, enquanto o próximo varia entre 60 e 90 centímetros de largura. Certifique-se de que o tamanho maior não seja muito grande para a largura da sua janela, senão não funcionará. Compre o tamanho menor mais próximo que ainda seja extenso o bastante para a janela.

  4. Enfie o varão de pressão nas aberturas da cortina.

  5. Ajuste o varão até que fique entre 1 e 2,5 cm mais largo que o interior da abertura da janela; desse modo, ele será comprimido para encaixar na abertura e a pressão criada fará com que ele fique firme no lugar.

  6. Comprima o varão de pressão para deixá-lo menor e coloque-o na abertura da janela.

  7. Ajuste o tecido da cortina para que se espalhe ao longo do varão de pressão de maneira decorativa.

Dicas

  • Os varões de pressão funcionam para cortinas de café, sanefas e cortinas comuns. Você ainda pode deslizar as cortinas para abri-las ou fechá-las, mas o varão de pressão ficará exposto. Mantenha isso em mente ao escolher a cor.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Cortina para varão
  • Varão de pressão
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article