Mais
×

Como pendurar um lustre

Atualizado em 17 abril, 2017

Um lustre proporciona iluminação e elegância a qualquer sala de jantar ou copa. Use o dinheiro que economizará com uma instalação profissional para comprar um lustre melhor com as características desejadas. Com apenas algumas ferramentas e uma hora de trabalho, você terá seu lustre instalado imediatamente.

Instruções

Com apenas algumas ferramentas e uma hora de trabalho, você terá seu lustre instalado imediatamente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Desligue a energia da caixa de junção específica na caixa de disjuntores ou no painel de fusíveis. Instalações diferentes podem ter circuitos diferentes, por isso, assegure-se de ter desligado o correto.

  2. Tire o lustre e as peças da caixa. Lembre-se de que o lustre pode requerer montagem ou ajustes. Siga as instruções do fabricante.

  3. Prenda o suporte de montagem do lustre na caixa de junção no teto. Os parafusos devem se encaixar nos buracos certos da caixa de junção. Puxe os dois fios elétricos. É mais fácil puxar um fio em cada lado do suporte de montagem.

  4. Segure o lustre contra o teto, deixando-o pendurado pelo fio, enquanto outra pessoa calcula a altura adequada. (Na sala de jantar, os lustres devem ficar a aproximadamente 75 cm a 85 cm da mesa em um pé direito de aproximadamente 2,5 m.) Quando o lustre estiver sendo segurado na altura correta, marque o fio onde ele toca o teto com fita ou pincel atômico.

  5. Acrescente pelo menos mais 30 cm de fio além da marca que acabou de fazer. Esse fio extra lhe dará espaço para trabalhar durante a instalação e também proporcionará mais fio para abaixar o lustre, se necessário, no caso de futuras mudança na altura da mesa. Corte os excessos de fio usando os cortadores.

  6. Use alicates para abrir o último elo da corrente pendurada.

  7. Prenda o elo aberto ao último elo do lustre. Use alicates para torcer o elo da corrente até fechar.

  8. Estenda a corrente e o fio da lâmpada na vertical. Encurte a corrente para ficar ligeiramente menor que a marca que você fez no fio com a fita. (A distância extra será compensada pelo elo pendurado.) Isso deixará o lustre na a altura que você escolheu.

  9. Começando com o elo preso à parte de cima do lustre, enrole os fios do lustre a cada três elos da corrente.

  10. Passe os fios pelo centro do elo de metal pendurado e coloque uma porca. Deslize o elo pendurado e posicione a porca quando encontrar o final da corrente estendida. Prenda o elo de cima no elo pendurado. Feche com um alicate.

  11. Segure o lustre contra o teto, com o suporte de montagem saindo do centro. Ajuste o suporte de montagem até ultrapassar 1 cm do lustre.

  12. Passe o fio do lustre pelo candelabro. Assegure-se de que esteja na posição correta.

  13. Use um alicate de corte para aparar a junção dos dois fios do lustre. Puxe as pontas, de modo que os fios fiquem a 15 cm de distância. Os dois fios separados serão conectados aos fios elétricos. O terceiro fio, de cobre, será o fio-terra.

  14. Descasque cerca de 1 cm da ponta dos fios usando um alicate de corte.

  15. Muitos fiozinhos dentro do fio ficarão espalhados. Torça esses fiozinhos juntos para facilitar o trabalho durante o processo de instalação.

  16. Passe todos os três fios pelo centro do suporte de montagem. Puxe as pontas de dentro da caixa de junção, se elas passarem pelo suporte. Puxe os fios até que a parte de baixo do suporte se junte ao topo do elo do lustre.

  17. Prenda os fios do lustre aos fios elétricos correspondentes. Siga as instruções do fabricante sobre as conexões. É comum que um dos fios do lustre seja branco ou escrito em branco. Esse fio corresponderá ao fio elétrico branco. Coloque os fios correspondentes lado a lado. Deslize a porca pelas duas pontas e torça para apertar. A porca dos fios juntará as pontas. Para dar mais segurança, enrole fita em torno dos fios e da porca para garantir que fiquem bem firmes.

  18. Empurre os fios elétricos e conectores para a coxa de junção do teto. Os fios do lustre separados se enrolarão em volta do suporte, mas ficarão escondidos pelo lustre. A junção de fios no suporte tornará mais fácil puxar os conectores se for preciso reparar a fiação ou tirar o lustre.

  19. Enrole o fio-terra no parafuso verde do suporte de montagem. Aperte o parafuso verde para uma conexão sólida. Enfie todo o fio-terra que sobrar na caixa de junção.

  20. Passe o elo pendurado pela parte de baixo do suporte de montagem até apertar. Então, gire o parafuso até que o lustre esteja preso ao teto com segurança.

  21. Aparafuse a cúpula, se necessário, e coloque lâmpadas. Religue a força e teste o lustre.

Dicas

  • Ao apertar o elo pendurado ao suporte de montagem, vire igualmente o lustre para evitar que o fio seja muito torcido dentro da corrente.

Aviso

  • Assegure-se de seguir todas as instruções e recomendações do fabricante antes de instalar o lustre. Tome o cuidado de juntar os fios corretos e nunca prenda o fio-terra à fiação elétrica de modo algum.

O que você precisa

  • Banco de apoio ou escada
  • Chave de fenda
  • Fita métrica
  • Fita isolante
  • Pincel atômico
  • Alicate de corte
  • Dois conjuntos de alicates
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article