Mais
×

Como pendurar placas feitas de isopor em paredes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Isopor é um ótimo material para fazer placas, pois ele é facilmente cortado, formado e tintas à base d'água são por ele bem absorvidas. Por se tratar de um material leve, é ideal para ser pendurado em quase qualquer superfície. Para colocá-lo em muros, é melhor fazer por cima de vigas, nas quais serão inseridos os parafusos.

Instruções

Com um material tão versátil é possível fazer até placas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Pendurando a placa

  1. Decida exatamente onde será pendurada a placa. O localizador eletrônico de vigas, que deverá ser deslizado pelo muro, ajudará a determinar um local com vigas onde isso será possível. O modo de utilização desses aparelhos varia com o modelo e, geralmente, eles emitirão luzes e bipes ao encontrar uma viga, que deverão se localizar a cada 40 cm nas casas construídas nos últimos 30 anos. Marque a posição de várias delas para depreender o padrão de posicionamento.

  2. Posicione a placa na parede e peça para alguém olhar e dizer se a localização e o alinhamento estão adequados. Se estiver torta, ajuste-a com o nível de bolha. Assim que o posicionamento estiver ajustado, marque alguns pontos no perímetro da placa, para que seja possível reposicioná-la facilmente se ela sair do lugar. Marque pelo menos dois lugares em cima das vigas, onde serão colocados os parafusos.

  3. Para uma instalação permanente, use uma pistola de calafetagem para aplicar uma camada de aproximadamente 6 mm no lado de trás, a aproximadamente 2,5 cm de distância das bordas. Em seguida, insira a placa no lugar desejado, deslizando-a suavemente para que a cola a fixe bem. Segure a placa enquanto gira os parafusos. Se quiser pendurar temporariamente, use parafusos sem calafetagem, pois assim se causa menos danos à parede e pode-se prender a placa por quanto tempo quiser.

  4. Para parafusar, use uma furadeira e parafusos 2 cm maiores do que a espessura da placa. Não se esqueça de colocá-los nos pontos marcados no passo anterior. Gire os parafusos até que eles alcancem a parede e pressione-os suavemente na espuma. Utilize pelo menos dois parafusos para evitar que a peça se entorte e, se ela for grande o bastante, parafuse em pelo menos duas vigas. No caso de instalações temporárias, use mais parafusos para ter certeza de que a placa não sairá do lugar.

  5. Use calafetagem de pintura para preencher os espaços por cima das cabeças dos parafusos e alise-os com um dedo molhado. Em seguida, deixe secar bem, antes de aplicar uma camada de tinta para fazer o acabamento dos pontos com calafetagem.

O que você precisa

  • Placa fabricada com isopor
  • Localizador de vigas
  • Furadeira e parafusos em número suficiente
  • Nível
  • Calafetagem de pintura
  • Tinta para retoques
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article