×
Loading ...

Peneira rotativa caseira usando um tambor

Muitos paisagistas usam a peneira rotativa para separar grandes pedaços de terra de pedras menores. Garimpeiros a utilizam para peneirar pequenos pedaços de pedra. A terra gira no tambor e as pedras maiores se quebram em pedaços menores. Telas são colocadas ao lado do tambor, assim os pedaços menores caem por essa malha. Estas peneiras estão disponíveis em vários tamanhos e podem ser rodadas manualmente ou podem ser ligadas a um pequeno motor por meio de uma polia.

Instruções

A peneira rotativa separa a terra de pedras grandes (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Meça o diâmetro do cilindro. Compre dois aros de bicicleta com esse mesmo diâmetro. Coloque o barril de lado e anexe o aro da bicicleta em uma extremidade.

    Loading...
  2. Retire a parte superior ou inferior do tambor. Coloque os óculos de segurança e faça um furo através do aro e do tambor. Empurre um pequeno parafuso através do furo e fixe-o com uma porca pelo lado de dentro. Faça isso a cada 5 cm em torno dos dois aros de bicicleta.

  3. Faça um furo no lado do tambor. Use-o como um ponto de partida e faça um furo de 30 cm x 60 cm. Faça o mesmo do outro lado do tambor. Corte a tela de arame na metade, então você terá duas telas de 45 cm x 76 cm de largura e 76 cm de comprimento. Por dentro do tambor, coloque um pedaço da tela sobre o buraco com vários centímetros de sobreposição de cada lado. Fixe-a com o grampeador. Repita o processo do outro lado.

  4. Meça a largura dos aros da bicicleta no tambor. Compre rodízios que se encaixem dentro dos aros. Meça a distância entre os aros. Parafuse os rodízios na mesa de madeira de modo que eles correspondam com a largura dos aros. Coloque dois rodízios de cada lado da mesa perto o bastante para que o tambor fique sobre eles e não encoste na mesa.

  5. Encontre exatamente onde é o centro do fundo do tambor. Faça um furo e coloque um parafuso para a montagem da manivela. Ela pode ser do tamanho que melhor servir para você e para o tamanho do tambor. As manivelas estão disponíveis em qualquer loja de ferragens, desde pequenas para janelas como enormes para usar em toldos. Anexe-a ao outro lado da parte inferior.

  6. Corte um buraco de 60 cm x 60 cm na mesa de madeira entre os rodízios. Deite o barril em cima das rodas.

  7. Encha a peneira rotativa com terra pela parte de cima do tambor. Fixe a tampa. Gire a manivela no sentido horário.

Loading...

Dicas

  • Você pode adicionar um volante no fundo do seu tambor e girar a peneira rotativa com um motor de secadora, mas estes motores tender a ir mais rápido do que o esperado e jogará terra por meio da força centrífuga. Teste a velocidade de qualquer motor antes de encaixá-lo no tambor.

Aviso

  • Sempre use óculos de proteção quando estiver usando a peneira rotativa. Terra, pedras e detritos podem voar para todas as direções.

O que você precisa

  • Barril pequeno
  • Dois aros de bicicleta
  • Óculos de segurança
  • Furadeira
  • 32 parafusos de cabeça plana com porcas, 1,3 cm
  • Serra vaivém
  • Tela de arame de 1,3 cm, 45 cm de largura e 1,5 m de comprimento
  • Grampeador
  • Quatro rodízios
  • Mesa de madeira velha
  • Manivela

Referências

Loading ...
Loading ...