Mais
×

Peneiras de ouro feitas em casa

Atualizado em 11 maio, 2018

Um dia de primavera tranquila passada ao lado de um córrego azul e selvagem só pode ser melhor se tiver ouro. Em muitos dos córregos e rios do mundo, o ouro ainda pode ser encontrado com apenas algumas ferramentas simples e um olho para as coisas que brilham na lama. O garimpo de ouro é tão simples que até mesmo uma criança pode fazê-lo: é uma ótima atividade para toda a família.

Instruções

O garimpo de ouro é tanto uma ocupação valiosa como também pode ser um hobby desafiador (batée 02 image by thierry planche from Fotolia.com)
  1. Escolha um local no rio onde a água não seja muito profunda e a corrente se mova rapidamente, mas não tão rápido que lave tudo que está em sua bandeja. A água deve ser clara perto do topo para que você possa ver o que tem em sua bandeja.

    Garimpo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  2. Coloque um classificador ou uma peneira em sua bandeja, pegue um pouco de solo e cascalho da margem do riacho e coloque-o no classificador. Submerja o classificador e a bandeja na água e dê-lhe uma agitação, girando-a várias vezes, até as partículas mais finas passarem através da malha.

    Garimpo de ouro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  3. Retire o classificador e olhe com cuidado através de seu conteúdo. Procure por quaisquer pedaços de ouro no classificador (é muito improvável encontrar grandes peças de ouro), descarte o conteúdo e coloque o classificador de lado.

    Garimpeiro (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  4. Coloque a bandeja logo abaixo da superfície da água, de modo que você possa ver dentro dela enquanto ainda controla o que acontece com o conteúdo que está nela. Qualquer ouro que tenha vai assentar no fundo durante o processo de filtração, pois é muito mais pesado do que lama e lodo.

    Ouro (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  5. Incline a bandeja em um ângulo de 45 graus com as saliências apontando para baixo na corrente. Coloque-a na água várias vezes para se livrar de pequenas areias e seixos e para lavar o lodo. Quebre quaisquer aglomerados com as mãos, pois eles podem conter pequenos pedaços de ouro.

    Peças de ouro (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  6. Segure a bandeja de ouro com as duas mãos sob a água, deslocando-a em um movimento lateral até que alguns dos materiais mais pesados ​​saiam, assim você possa ver dentro da bandeja. Algumas pessoas preferem um movimento circular ou uma combinação de ambos os movimentos.

    Ouro (Paul Katz/Photodisc/Getty Images)
  7. Continue esse processo até que nada além de areia escura e ouro estejam na parte inferior. A areia escura é realmente óxido de ferro. O ouro é mais pesado do que o óxido de ferro, lave tanto deste o quanto você possa, sem perder o ouro.

    Fragmentos de ouro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  8. Remova o ouro de duas maneiras. Uma maneira é deslocar para baixo até que apenas o ouro permaneça, o que requer prática e os riscos de perder um pouco de ouro. Este método precisa de alguma habilidade, mas economiza tempo no garimpo. Despeje o conteúdo da bandeja através de um funil e em um pequeno frasco. A outra maneira de limpar o seu ouro é escolher os pedaços de ouro usando um par de pinças ou uma garrafa estreita.

    Pó de ouro (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O que você precisa

  • Bandeja de aço de 30 centímetros
  • Espátula de mão
  • Classificador de ouro ou peneira de malha fina
  • Frasco com tampa
  • Funil
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article