Penteados tradicionais africanos

Escrito por marla currie | Traduzido por rita pacheco
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Penteados tradicionais africanos
Mulheres africanas (african american hippie girl image by monamakela.com from Fotolia.com)

Os dias na África costumam ser propícios para cabelos ruins, devido às altas temperaturas e à umidade extrema, ou ao ar seco do deserto. As mulheres africanas enfrentam há muito tempo o desafio ambiental usando seus cabelos da forma mais despreocupada e natural ou adotando estilos criativos que atendam às suas demandas.

Outras pessoas estão lendo

Naturais

No topo da lista de penteados despreocupados está o cabelo ao natural. O "Natural" é quando o cabelo cresce sem nenhuma química. Esse estilo geralmente é usado curto. As pessoas conhecem como "Afro".

"Afro" é um termo americanizado para os longos cabelos naturais usados sem nenhum secador ou química para domá-los. Ele ganhou popularidade nos anos 60 durante o movimento dos Direitos Civis como um ato de desafio contra séculos de opressão cultural e aceitação das raízes africanas pelos negros americanos.

Já no continente africano, o corte afro era chamado apenas de cabelo, e não possui inspirações políticas além da cobertura da cabeça que Deus lhes deu para se protegerem do sol africano.

Cabelo tribal

Os africanos, principalmente os guerreiros do povo Zulu do sul da África, muitas vezes dividem seu cabelo natural ao meio ou pro lado, mostrando um toque de estilo e moda capilar mesmo quando atravessavam a savana africana caçando animais selvagens, que são a sua fonte de alimento. Os adornos com contas são o orgulho do povo Zulu, em que contas diferentes possuem propósitos simbólicos distintos. Eles geralmente usam as contas para enfeitar seu cabelo natural, com grupos de contas sendo usadas ​​como joias.

Outras tribos africanas, como os Himba do norte da Namíbia, uma província do deserto, fazem uma pomada vermelha de manteiga, cinzas, ocre vermelho e ervas que é aplicada no cabelo e pele, dando-lhes uma cor marrom-avermelhada única. O embelezamento é um ritual importante para as mulheres Himba mesmo com suas vidas trabalhosas e nômades, construindo suas casas, transportando lenha, cuidando do gado e das crianças.

As tribos Surma e Mursi do Vale Omo na África Oriental criam sua própria moda, incluindo coberturas de cabeça feitas com as árvores silvestres, flores exóticas e vegetação exuberante da área fronteiriça da Etiópia, Quênia e Sudão. Essas mulheres tribais criam visuais naturais para o cabelo que dariam inveja em qualquer designer de alta costura ocidental.

Além das culturas tradicionais em todo o continente, muitas tribos africanas, tanto tribais como urbanas, usam adereços de cabelo. Os lenços são um pilar do penteado africano, funcionando como cobertura para o cabelo, para a cabeça e artigo de moda em uma única peça. Trançado e utilizado para combinar com um conjunto elegante, usado como proteção contra o sol ou como parte da prática muçulmana de cobrir o corpo das mulheres, os lenços são uma parte tradicional do penteado africano.

-

-

-

-

-

-

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível