Mais
×

Os penteados que fizeram a cabeça de David Beckham

Shaun Botterill/Getty Images Sport/Getty Images

Introdução

Um dos maiores ícones de estilo e beleza masculina do mundo, o empresário e ex-jogador de futebol inglês David Beckham é um verdadeiro metrossexual. A cada novo evento público, o marido da ex-Spice Girl Victoria aparece com um novo visual e, principalmente, com um novo corte de cabelo. Seus looks chamam tanta atenção que, desde o início da carreira, o jogador recém-aposentado ficou ainda mais conhecido pelas roupas e cabelos do que propriamente por seu talento nos campos de futebol. Conheça a seguir os penteados que já fizeram a cabeça de Beckham desde os anos 90 até hoje.

Stu Forster/Getty Images Sport/Getty Images

Anos 90

Ao despontar nos gramados como jogador do Manchester United e da seleção da Inglaterra em meados dos anos 90, David Beckham logo começou a atrair olhares dos fashionistas por sua beleza e cuidado com o visual. Nesta foto de 1997, Beckham ostenta um look típico das boysband da época: cabelos repartidos ao meio com franja desfiada e jogada para trás, parte da nuca mais comprida e acabamento com gel molhado. Um penteado jovial e no estilo "bom moço", totalmente na moda teen da época.

Mark Thompson/Getty Images Sport/Getty Images

Luzes e reflexos

David Beckham já possui os cabelos naturalmente puxados para o louro. No entanto, na mesma rapidez com que foi se tornando uma verdadeira celebridade e um ícone definitivo do futebol inglês, suas madeixas foram ficando cada vez mais claras. Durante anos Beckham foi um adepto assíduo de luzes e reflexos dourados, com mechas bem marcadas e até pouco naturais em alguns casos. Mais um típico visual comum dos anos 90, mas que saiu de moda nos dias atuais. Afinal, quantos homens teriam a coragem de ir ao salão de beleza e pedir por reflexos e mechas platinadas?

Stu Forster/Getty Images Sport/Getty Images

Homem sério

Na virada dos anos 90 e 2000, David Beckham experimentou também os cortes de cabelo e penteados mais "sérios" como este da foto, tirada em 1999. Para recriar esse visual, o cabelo deve ser liso e possuir um franjão, para que possa ser jogado de lado e repartido na lateral. A nuca é mais "batida", com menos cabelo, enquanto as laterais e o topo da cabeça têm mais volume, com fios mais compridos. Para dar um jeito menos careta, Beckham optou pelas indefectíveis mechas com reflexos e uma costeleta discreta que completa o penteado.

Clive Rose/Getty Images Sport/Getty Images

Cabelos compridos

No início da década de 2000, Beckham abandonou de vez o jeitinho de "bom moço" e se tornou definitivamente um símbolo sexual internacional, graças a uma beleza bem mais máscula e meticulosamente displicente. Nessa nova fase, suas famosas tatuagens se multiplicaram, cobrindo suas costas e braços inteiros. Suas roupas se tornaram mais fashionistas e ligeiramente rebeldes. E os cabelos, então, quanta diferença! O ex-jogador deixou as madeixas crescerem até a altura dos ombros e as mechas marcadas deram lugar a tons louros bem mais naturais, como se estivessem queimados de sol.

Shaun Botterill/Getty Images Sport/Getty Images

Beleza espanhola

A saída do Manchester United, da Inglaterra, e a ida para o Real Madrid, da Espanha, também operou grandes mudanças no visual e no estilo do jogador. A ensolarada Madrid fez muito bem a Beckham, que ganhou uma barba cerrada e um tom de pele mais bronzeado e saudável, diferente da brancura típica da Inglaterra sem sol. Os cabelos também ficaram mais dourados e os penteados, ao estilo "latin lover". Além de prático para jogar futebol, o rabo de cavalo baixo e todo puxado para trás é uma solução simples e prática para quem tem cabelos compridos e está com preguiça de estilizá-los.

Julian Finney/Getty Images Sport/Getty Images

Cabelo espetadinho

Ao se tornar pai de família, David Beckham deixou por algum tempo o visual rebelde de lado e voltou a usar cabelos mais curtos e meticulosamente desconectados. Nesta foto de 2006, nota-se a volta das mechas douradas em reflexo, mas desta vez muito mais discretas e naturais, em maior quantidade na parte da franja. Na verdade, as luzes e os reflexos são muito bem-vindos para reproduzir este corte de cabelo: eles trazem profundidade e volume ao corte, já que destacam os fios repicados e arrepiados. Para manter os cabelos arrepiados e no lugar, basta finalizar o penteado com uma pomada.

Laurence Griffiths/Getty Images Sport/Getty Images

Moicano

Mas como David Beckham é um verdadeiro camaleão, não tardou muito para mudar de corte novamente. No final de 2009, Beckham optou por um corte moicano, que anos depois foi eternizado pelo jogador da seleção brasileira Neymar. À diferença dos moicanos originais dos punks, bem espetados e com uma faixa fina de cabelo atravessando o crânio, Beckham escolheu deixar o cabelo todo na parte superior da cabeça e arrepiá-los levemente. A transição para o moicano estilizado é simples: basta aproveitar o corte de cabelo curto com franjão e nuca cheia, e raspar inteiramente as laterais da cabeça.

Harry How/Getty Images Sport/Getty Images

Bad hair day

Até mesmo o homem mais metrossexual do mundo também tem seus dias de preguiça. Nessas horas, quando não dá tempo de cortar, pentear e estilizar os cabelos, gorro neles! Beckham usa e abusa dos gorrinhos em eventos onde não pode ou não quer aparecer todo arrumado. É comum vê-lo com esses acessórios em aeroportos, passeios com a família e em entrevistas coletivas. Para reproduzir o estilo, nada de gorros de time de futebol ou tipo Papai Noel! Opte pelos lisos de cores neutras, que combinam com tudo.

Quinn Rooney/Getty Images Sport/Getty Images

Faixa de cabelo

Nos anos em que jogou no Los Angeles Galaxy, nos Estados Unidos, Beckham se empolgou com o estilo despojado da Califórnia e refletiu esse estilo praiano em seu visual. Propositadamente desleixado, meio hippie e meio surfista da Costa Oeste, deixou o cabelo crescer um pouco mais e ostentou fios retos e repartidos ao meio, naturalmente queimados pelo sol. Simples, sem firulas e ainda assim cheio de estilo. Para segurar a franja na hora de entrar em campo, abusou das faixas elásticas fininhas na base da testa. Perfeitas para segurar os cabelos "rebeldes" do jogador.

Lintao Zhang/Getty Images Entertainment/Getty Images

Estilo retrô

Entre todos os penteados já exibidos por Beckham, o atual é o que mais tem conquistado fashionistas britânicos e do mundo todo. Com um estilo retrô dos anos 60 e uma pitada hipster, o corte é chamado de "crop-long-top" e consiste em deixar as laterais bem curtinhas ou raspadas e um grande topete. O cabelo é penteado para trás e finalizado com fixador ou, para quebrar o visual "pai de família", é possível reproduzir o penteado deixando o franjão cair displicentemente de lado sobre o rosto, sem usar nenhum tipo de fixador ou gel. Um verdadeiro hit!