Penteados de hip hop dos anos 1980

Escrito por nancy hayden | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Penteados de hip hop dos anos 1980
O penteado assimétrico é uma tendência hip-hop (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

As tendências de moda hip-hop varreram os Estados Unidos nos anos 1980 quase tão rapidamente quanto o próprio estilo musical. Tratava-se de uma nova geração encontrando uma voz para se expressar através da música. Como o hip-hop tem suas raízes amplamente inseridas na comunidade afro-americana, muitas das tendências de moda em roupas e cabelos prestavam homenagem aos estilos africanos. Os primórdios desta moda lançaram algumas tendências que duram até hoje.

Outras pessoas estão lendo

Jheri curl

À medida que o hip-hop crescia na cena da música eletrônica no começo dos anos 1980 e esculpia o seu próprio som, os seus estilos eram formados juntamente com a música. No início da década de 80, muitos artistas homens usavam o cabelo em uma versão curta ou longa de Jheri Curl. Esse estilo é conseguido quando se usa um relaxante capilar para relaxar os cachos, permitindo-lhes ficar flexíveis e ter caimento. São usados óleos no cabelo para evitar que resseque e para redefinir os cachos, apertando-os. O Jheri Curl continuou na moda para muitos artistas do hip-hop no fim dessa década, mas permaneceu popular fora do domínio do estilo, também.

Esbatido -- baixo e alto

Esbatido (fade, em inglês) é o termo para o cabelo que é cortado cada vez mais rente à cabeça à medida que desce para o pescoço, dando a aparência de um cabelo que está desaparecendo. Com os estilos hip-hop dos anos 1980, entraram na moda os primeiros esbatidos de topo baixo da cabeça, com os cabelos curtos em cima. À medida que a década passava, o visual evoluiu para o topo alto da cabeça. Esse visual foi criado deixando o cabelo crescer, no estilo afro: cortado bem rente nos lados e na parte de trás, e deixando a parte de cima muito alta. O visual foi usado não só por afro-americanos, mas também pelos artistas brancos de hip-hop, quando os cabelos tinham espessura suficiente.

Cabeça raspada

Em algum momento, quase toda artista mulher de hip-hop nos anos 1980 tinha um penteado assimétrico, com uma parte da cabeça raspada. Salt-n-Pepa e Queen Latifah, dentre outras, usavam esse visual. O cabelo era raspado quase a zero de um lado, e, no outro, ele seria todo de um só comprimento, até a orelha, o queixo, ou até mais longo que isso. Esse visual era universal entre as raças e foi usado por meninas além dos domínios da cena hip-hop. Os homens fizeram parte de uma tendência que se viu palavras ou desenhos feitos a navalha no cabelo da sua nuca.

Ondulados com os dedos e frisados

Os cachos feitos com os dedos e o cabelo frisado foram visuais trazidos para a moda dos anos 1980 através do mundo do hip-hop, embora o primeiro estivesse presente desde as sereias das telas dos anos 1930 e 1940, como Veronica Lake. As ondas feitas com os dedos foram usadas nos estilos do hip-hop tanto nos esbatidos de topo alto, com ondas na frente, quanto em penteados assimétricos. O cabelo frisado, para dar um visual uniforme às ondas, era conseguido tanto com ferro de frisar quanto trançando-se o cabelo úmido e deixando-o secar antes de desfazer as tranças.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível