×
Loading ...

Penteados das mulheres do Egito Antigo

Atualizado em 17 abril, 2017

A aparência pessoal era importante no Egito Antigo e as mulheres usavam roupas elaboradas, maquiagens carregadas e penteados complicados. Estes variavam de acordo com o status e riqueza, mas ser pobre não impedia as mulheres de se enfeitar. O cabelo, em particular, era muito valorizado pelas mulheres egípcias de todas as idades, apesar da prática comum de raspar a cabeça. As mulheres ricas usavam perucas feitas de cabelo e pinturas nos túmulos as retratam com seus cabelos sendo penteados pelos servos.

As mulheres egípcias usavam henna para tingir o cabelo antes mesmo do ano 3.000 a.C (egyptian tile image by Karin Lau from Fotolia.com)

Penteados do Império Antigo

Neste período do Antigo Egito, entre 2575 e 2150 a.C, o início da Era das Pirâmides, as mulheres preferiam cortes mais curtos e bobes na altura do queixo, quer com o próprio cabelo ou com a peruca de sua escolha. Alguns estilos, no entanto, foram populares durante todos os períodos da história egípcia, e hieróglifos de diferentes épocas mostram que o cabelo longo colocado atrás das orelhas e solto na frente sobre os ombros foi um grande favorito.

Loading...

Cabeças raspadas e perucas

Algumas evidências de navalhas de bronze datam do período do Império Médio, de 1975 a.C. a 1640 a.C, mostram que o ato de raspar pelos permaneceu uma escolha popular para o corpo e para a cabeça. A cabeça raspada era o mais importante sinal de limpeza e status social e também ajudava com o calor escaldante do Egito. As mulheres não queriam ser vistas em público sem cabelo; porém, se fossem carecas, usavam perucas, mudando de estilo de acordo com a moda.

Império Novo e período ptolomaico

O Império Novo decorreu entre 1539 a.C. e 1075 a.C. Nesse período, os egípcios usavam tranças elaboradas na cabeça, bem como joias para se adornar. As perucas ainda eram populares nesta época e, muitas vezes, tinham fios de ouro. Arqueólogos encontraram a estátua de uma mulher jovem da Núbia da era ptolomaica, do período entre 323 a.C. e 30 a.C, que tinha uma cabeça raspada com apenas cinco tufos de cabelo cuidadosamente colocados.

Servos e mulheres casadas

Embora os servos também usassem perucas e raspassem suas cabeças, as perucas eram de qualidade inferior. Os penteados típicos incluíam cabelo longo amarrado em um laço na parte de trás da cabeça e um número de tranças longas, penduradas de um lado da face e no ombro. As mulheres casadas usavam cabelos compridos na parte de trás, mais curtos nas laterais e ainda mais curtos na frente, com uma franja sobre a testa.

Estilos de perucas

As perucas eram ​​longas ou curtas. O estilo curto nos impérios antigo e médio era cortá-las em camadas sobrepostas e enroladas com um pequeno pedaço de cabelo cortado horizontalmente ao longo da testa, mostrando as sobrancelhas. As perucas longas eram cortadas em um só comprimento das raízes ao ombro, às vezes, enroladas em espiral. Em períodos posteriores, a tendência para cabelos longos incluiu modelar as pontas com pendões decorados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...